Durante a pandemia, fica difícil programar qualquer viagem, né? Mas pegar o carro e cair na estrada pode ser uma boa agora, além de ser muito mais seguro nesses tempos. Então, que tal conhecer 5 destinos pra fazer um bate e volta partindo de São Paulo?
O cardápio é vasto: vai de praias a aventuras radicais. Que tal aproveitar esses novos tempos pra explorar lugares perto de você? 😀
1) Ubatuba: mais de 100 praias à disposição
Vamos começar essa lista por um dos destinos mais famosos de São Paulo? Ubatuba, cidade no litoral norte paulista, tem mais de cem praias pra você escolher. Já até indicamos neste post as cinco de que mais gostamos pra facilitar a sua vida.
Antes de mais nada, já coloque no roteiro a Praia do Félix e a Ilha das Couves. E considere escolher casas em vez de hotéis pra se hospedar – você fica mais isolado e descansa mais.
Saindo da capital, são 225 quilômetros. De carro, a viagem dura pouco mais de três horas.
Dica: antes de viajar, verifique se os freios do seu carro estão funcionando bem. A descida da serra, perto de Ubatuba, vai exigir bastante deles.
2) Curta as vinícolas de São Roque
Se você curte vinhos e belas paisagens, São Roque é o seu lugar. A apenas setenta quilômetros de distância de São Paulo, a cidade é um dos destinos ideais pra se fazer um bate e volta no mesmo dia, ou até descansar durante um fim de semana.
São Roque tem a Estrada do Vinho: são dez quilômetros de vinícolas pra você conhecer, degustar vinhos e comer bem… logo, talvez o ideal seja dormir na cidade mesmo pra aproveitar bem.
Mas, saiba que não é possível ficar hospedado em uma das vinícolas. Mas opções de hotéis e pousadas não faltam.
Dica: consulte o Roteiro do Vinho pra descobrir mais sobre os passeios nas vinícolas. E, além disso, também dá pra curtir a natureza e atividades como arvorismo e escalada.
3) Brotas e seu turismo de aventura
A terra dos esportes radicais fica a 247 quilômetros da capital. Viajando de carro, dá umas três horas. Ao chegar lá, você tem inúmeras opções pra colocar sua adrenalina à prova.
Tem rapel em cachoeira, o famoso rafting (num rio não tão exótico quanto o Ganges, na Índia, risos), arvorismo, pedalada na copa das árvores, queda livre a 25 metros de altura…
Várias agências oferecem os passeios – se você quiser juntar vários no mesmo dia, vale até contratar pacotes fechados.
Ainda assim, mesmo depois de tanta aventura, vale dar uma relaxada, né? Que tal aproveitar momentos de paz conhecendo as paisagens do Areia que Canta, um hotel onde você não precisa ficar hospedado pra explorar a bela natureza.
4) Aproveite as praias de Guarujá
O que não faltam são belas praias no litoral paulista. E Guarujá, no litoral sul, tem várias delas. Colada em Santos, a 95 quilômetros de São Paulo, a cidade é um belo refúgio pra curtir um fim de semana relaxante. Então, invista tempo pra conhecer as praias do Guaiúba (mais tranquila), do Tombo e das Pitangueiras (bem movimentada).
Ah! E saiba que na praia da Enseada tem um famoso aquário, com várias espécies de peixes, crustáceos e até tubarões! Em outras palavras, Guarujá é o lugar ideal pra adultos e crianças.
5) Respire o ar fresco de Campos do Jordão
Por último, mas não menos importante, vem a queridinha do inverno (e do ano todo) paulista. Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, fica a duas horas e meia de carro de São Paulo – são 180 quilômetros de distância.
Escolha se hospedar em hotéis ou pousadas: não faltam opções charmosas e românticas na cidade. Por lá, esbalde-se comendo delícias pra aquecer, como fondues e sopas, e aproveite pra experimentar cervejas e vinhos da região – assim como os deliciosos chocolates. Afinal, você vai gastar muitas calorias curtindo a natureza passeando pela cidade.
Dica: lembre-se que no inverno (entre junho e agosto) a cidade fica mais cheia e os preços sobem.
Tem outros destinos de que gosta?
E por aí? Quais são outros destinos que você adora descobrir perto da sua cidade fazendo um bate e volta? Conta pra gente nos comentários e boa viagem – sempre com segurança e responsabilidade! \o/
Visito a cidade de Holambra frequentemente, lugar maravilhoso, próximo de São Paulo.
Tudo fica próximo, então em um bate chá dá para passear bastante.
É impossível andar pela cidade e não procurar um defeito…parece uma cidade fictícia. Não canso de admirar a beleza, limpeza e organização do lugar. Parada obrigatória para café da manhã ou almoço Rancho da Cachaça.
Que legal, Denise. Realmente, Holambra parece ter saído de um filme, né? Boa dica! Obrigado e um abraço.