Imagine que você fará um voo bem longo, lá pro outro lado do mundo (eu ouvi Ásia?). Normalmente, quando são horas e mais horas dentro de um avião até a chegada ao destino final, você vai precisar fazer uma conexão para trocar de aeronave. E que tal, bem nessa hora, curtir um stopover gratuito?

Vista de Dubai pela janela do avião A380, da Emirates.
Dubai por Eduardo Anizelli

Isso acontece quando você sai do avião, do aeroporto e curte a cidade em que está por um, dois, três dias e depois retoma sua viagem até o destino final! Enfim, é fácil entender como fazer um stopover sem pagar nada e eu to aqui pra te explicar.

Como funciona o stopover?

Em primeiro lugar, saiba que a parada gratuita em alguma cidade, para voos que partiram do Brasil, é oferecida como cortesia por algumas companhias aéreas. Então, esta parada precisa ser de, no mínimo, 24 horas, antes de seguir viagem pro destino final.

Na maioria dessas empresas, para ativar o benefício, basta escolher “múltiplos destinos” ou “multi-cidades” quando estiver comprando a passagem no site oficial da companhia.

Quais companhias oferecem a regalia?

Empresas aéreas europeias e dos Emirados Árabes Unidos são conhecidas por disponibilizar stopover gratuito. Se comprar passagem de alguma das citadas abaixo, dá pra aproveitar a regalia nas conexões:

  •  KLM – você pode escolher parar em Amsterdã por alguns dias;
  • Air France – o stopover pode ser feito em Paris;
  • TAP – permite até três dias de stopover e a opção já é dada na página da companhia;
  • Etihad – dá pra ficar até quatro dias em Abu Dhabi;
  • Turkish Airlines – a parada tem que ser programada pra Istambul;
  • Emirates – a opção possível é permanecer em Dubai por até 90 dias antes de seguir viagem!

Ativando o stopover na compra

Quando fui para a Ásia, no ano passado, decidi voar de Emirates.  Por isso, consegui ativar o stopover gratuito logo ao comprar as passagens, no site deles.

Meu itinerário seria Guarulhos – Délhi (Índia) na ida e Bangkok (Tailândia) – Guarulhos na volta: ambos trajetos com conexão em Dubai.

Foi, finalmente, a chance de conhecer a cidade dos Emirados Árabes sem precisar fazer uma viagem exclusiva pra lá. Deste modo, decidi optar pelo stopover de apenas dois dias na volta.

Primeiramente, no site da Emirates, cliquei na opção “pesquisa avançada: múltiplas cidades“.

Depois, digitei os voos da ida: GRU – DEL. Então, selecionei o trajeto de volta, saindo de Bangkok, no dia que gostaria de iniciar o retorno ao Brasil.

Mas atenção! Nessa hora, escolhi o trecho saindo da capital tailandesa e parando em Dubai (lugar que a companhia oferece pro stopover) . Em seguida, basta clicar em “adicionar cidade” e completar o retorno a Guarulhos.

Por fim, coloquei a volta para dois dias depois, saindo de Dubai. Pronto! O sistema entendeu na hora que se trata da regalia e não fez a cobrança!

Os benefícios do stopover

Voltar da Ásia, após quase um mês curtindo os encantos daquele maravilhoso continente, é bem cansativo. Acredite!

É que ao todo, são pelo menos 22 horas de viagem (contando apenas uma conexão, existem opções com três, por exemplo)! 

Agora, imagine “quebrar” essa maratona aérea parando numa cidade do meio da caminho, indo pro hotel, tomando um banho, enfim, recarregando as baterias pra “turistar” um pouquinho mais? 

Dubai vista do alto do Burj Khalifa durante stopover na cidade
Stopover para ver Dubai do alto do Burj Khalifa

É uma forma de dar aquela descansada e de conhecer mais um lugar que talvez nem estivesse nos seus planos. E o melhor: sem gastar mais por isso.