Tudo bem, talvez eu tenha exagerado dizendo, no título, que dá pra aproveitar um stopover para CONHECER Zurique, na Suíça, né? Mas, ok, numa parada rápida por lá já é possível ter uma boa noção de como a cidade é.

Lago de Zurique

E o melhor: conseguir o e fazer stopover em Zurique nem é tão difícil assim.

Stopover é aproveitar o intervalo de uma conexão num lugar para sair do aeroporto e conhecê-lo por algumas horas ou dias

Como conseguir o stopover em Zurique

Tudo vai depender da companhia aérea com a qual você vai voar. Por isso, se você for voar para algum destino que tenha uma conexão em Zurique – ou seja, quando você precisa trocar de avião para continuar a viagem – observe se a empresa fornece esse “benefício” na hora da compra das passagens.

Quando aproveitei um stopover para conhecer Zurique, estava voando do Brasil com destino à Tailândia, com parada em Zurique pela Swiss. Então, como essa parada era de oito horas, resolvi ir para o centro da cidade nesse intervalão – em vez de aguardar o próximo voo dentro do aeroporto.

Saindo do aeroporto de Zurique

Sabendo que você terá um tempo de, pelo menos, oito horas entre um voo e outro, pouse no aeroporto de Zurique já pensando em sair dele o mais rápido possível. Primeiro, você terá que passar pela imigração para, oficialmente, entrar na Europa. Se estiver viajando só com mala de mão, leve ela sempre junto com você ou deixe em algum locker no aeroporto mesmo.

Mas, se tiver despachado malas, fique atento se precisa recolhê-las na esteira e despachá-las para o segundo voo, ou se elas irão direto ao destino final.

Depois da imigração, siga em direção à estação de trem que fica dentro do aeroporto: basta ficar de olho nas placas indicativas. Antes de mais nada, lembre-se de comprar os tíquetes do trem numa das máquinas que ficam perto da entrada da estação. Elas aceitam moedas e cartão de crédito.

Tíquete para o trem de Zurique

Uma sugestão é comprar o Day Pass – passe de 24 horas, que permite que você vá e volte, e ainda aproveite pra usar o trem entre um ponto turístico e outro (lembre-se que a moeda oficial na Suíça é o Franco Suíço – mas eles também aceitam Euros).

O tempo de viagem de trem entre a estação do aeroporto e a principal (Hauptbahnhof) de Zurique é de 15 minutos. Por isso, acaba valendo a pena ir conhecer um pouco da cidade.

Conhecendo Zurique

Desde então, saiba que ao descer na estação principal (HB), você precisa procurar a saída para a avenida principal, a Bahnhofstrasse. Então, explore o lugar a pé. Ali, tem várias lojas de chocolates (suíços, claro! risos), restaurantes e muitas lojas de marcas renomadas e caríssimas. Aproveite para observar os carros que passam perto de você – a maioria é de luxo!

A igreja de St. Peter

A poucas quadras dali, fica a igreja de Saint Peter, que tem um imenso relógio na torre e fica numa pracinha muito simpática.

Igreja de Saint Peter, em Zurique

O famoso lago

Logo depois, caminhe mais um pouco e chegue ao Lago de Zurique. Ele pode ser visto de vários pontos da cidade. Caminhe às margens do lago e observe ele se misturar às edificações históricas.

Lago de Zurique

Centro histórico

Sempre de olho no horário, tente ir até o centro histórico de Zurique. Você vai precisar pegar um trem (é aí que o Day Pass começa a compensar) até a estação de nome “Central”. Ao desembarcar, ande às margens do rio Limmat e vá até a rua Niederdorfstrasse, a principal dessa região histórica.

Voltando para o aeroporto

Comece a volta para o aeroporto. Sugiro que você volte para perto da estação HB e coma algo nos restaurantes ali perto. Então, pegue o trem de volta ao aeroporto. Lembre-se que vai demorar uns 15 minutos para você chegar lá. Por isso, calcule bem o tempo para chegar com, pelo menos, duas horas de antecedência do próximo voo.

Antes de mais nada, você terá de passar novamente pelo raio-x, imigração e procurar seu portão de embarque. Aproveitar um stopover rápido para conhecer Zurique exige que você fique de olho no relógio. E ele não precisa ser suíço, não.