Hoje falaremos sobre o país mais caro do mundo. No estilo pague 20 reais numa cerveja e seja feliz, quem conta essa história é a Priscilla Preks, social media por profissão e sempre faz uma social com a galera (tudumts), ela se aventurou na terra nórdica por alguns meses e hoje vai dar aquelas dicas espertinhas! Aproveite! Vá conhecer umas norueguesas e gastar uma grana! E não esqueça de mandar a sua história para souviajao@gmail.com que postaremos algum dia nesse blog maluco. Valeu Preks!
—
Se você tem muita grana e não sabe o que fazer com ela, vá conhecer a Noruega. Se você não tem grana, mas tem alguém que mora lá (como é meu caso!), convide-se para fazer uma visita! A Noruega é o país mais caro do mundo, mas é o melhor em qualidade de vida.
Tive a chance de conhecer a Noruega no inverno e no verão, parecem dois países diferentes. Se o seu objetivo é esquiar, fazer snowboard, anjinhos na neve e beber até cair, vá no inverno… 15h já está noite e não resta nada pra fazer a não ser ir pro bar. O precinho? 20 reais o copo de cerveja. Se você quer passear pela cidade, bater perna e viajar pelo país, vá no verão… o sol dura 24h.
Oslo é a capital da Noruega, por isso a visita é obrigatória e a foto com o tigre no centro da cidade também. No primeiro dia de passeio consegui pegar o ônibus errado na ida – era pra ir pro centro e de repente cheguei numa ‘praia’ – e o trem errado na volta, mas foi assim que conheci lugares novos, fiz amigos e aprendi a me virar por lá.
A Karl Johans Gate é a rua principal que atravessa o centro de Oslo, do Palácio Real à Estação Central, e a maioria dos lugares turísticos não fica muito longe dali, ou seja, tendo disposição dá pra conhecer quase tudo a pé. Reserve uma tarde pra passear no Vigeland Park também, é uma das principais atrações da capital norueguesa.
Pausa para o lanche. A coisa mais típica que você pode comer em Oslo é pølser, o “cachorro-quente nórdico”, é só a salsicha enrolada numa massinha tipo panqueca que eles chamam de ‘lompe’. Tem ‘pølser med lompe’ em toda e qualquer lojinha de conveniência e em barraquinhas na rua, é a opção mais barata – apesar que 15 reais por uma salsicha e um refri na rua ainda é de doer o bolso. Fora isso, espero que você goste muito de peixe e batata.
Mais Noruega
Se quiser conhecer mais, vale um passeio em Kristiansand – uma cidadezinha ao sul, mais bonita e animada que Oslo, no verão rolam vários eventos e festivais de música que reúnem a galera jovem do país.
E ainda Ålesund, que foi quase toda destruída por um incêndio em 1904 e reconstruída nos 3 anos seguintes, no estilo Art Nouveau. Hoje é eleita a cidade mais bonita da Noruega e você vê inteirinha depois de suados 500 e tantos degraus morro acima.
Tá indo pra lá? Já foi? Quer ir? Me adicione no Facebook ou no Twitter (@prekk) e vamos trocar umas ideias. 😉
Preks.
Preks RYCA!