Hoje vou mostrar um pouco do meu circuito cultural por São Paulo. A gente sempre vai pra lá a trabalho, algum compromisso ou pra um show bate-volta… Mas todo mundo deveria reservar um fim de semana pra conferir o que tá rolando… e sempre tá rolando muita coisa!
Quem mora por lá, tem mais que obrigação de valorizar essa mega-metrópole de opções! Eu tive apenas um sábado então fui a três exposições. No MASP: Caravaggio – com direito a Medusa, o um enigma sobre o original de uma obra e várias caveiras à lá Hamlet – que eu não vou mostrar pra não estragar a surpresa! Confesso que eram poucas telas do artista, e várias de seus seguidores… Mas ouvi dizer que é a maior exposição de Caravaggio da América Latina. Vai perder a chance?
Tinha ainda um exposição só de Madonnas. Tinha Madonna no início de carreira bizantina, Renascentista, Madonna com Jesus, com Jesus e João Batista… enfim, artista veterana é outra história, né? RISOS
O próprio acervo do Masp é ótimo, tem telas de Van Gogh, Monet, Manet, Delacroix, Renoir, Monet, Manet , Cézanne, Toulouse-Lautrec, Gauguin e Modigliani, El Greco, Goya, Velázquez, entre outros, que orgulho! A minha favorita é a das meninas “Rosa e Azul” de Renoir.
Outra exposição que anda causando o maior rebuliço em SP é a dos Impressionistas. Não deu tempo de eu ir dessa vez, não era prioridade já que ainda este ano vi tudo isso no Musée D’Orsay. Mas recomendo a todo seu humano do universo, são de longe os meus preferidos!!! Monet, Renoir e seus tons de azul e rosa hipnotizam com uma paz que… vou te contar… você sai de lá acreditando que existe amor em SP. Pelo menos até o dia 07 de outubro em que a expo fica no Centro Cultural Banco do Brasil. DE GRÁTIS! Corre pra lá!!!
Se nestas duas você passa duas horas na fila, e esbarra com fã clubes alucinados de sei lá quem, gente saindo pelas orelhas e turistas de todo lado, o MUBE e o MIS trazem uma atmosfera bem mais tranquila e exclusiva. A melhor exposição desse dia – e era o último dia! – trazia fotografias doa maiores ícones do século XX, clicadas por Willy Rizzo:
De Coco Channel a Fred Astaire,
E os gênios do cinema como Hitchcock e Antonioni…
Musas de bundinha empinada, porém divas sempre!
Divas, divas, divas…
Umas mais comportadas, outras mais Lolitas…
Atores de peso como Jack Nicholson e Sean Penn.
Pra quem ficou com água na boca e perdeu essa mostra tão aclamada do Iguatemi Photo Series, aí vai um pouco mais da exposição comentada:
Pra fechar o dia, fui ver a exposição em homenagem à Méliès… Mas isso é assunto pro próximo capítulo…
Deixe uma resposta