Olha só! Esse é o post de número 300 aqui no blog! E falta uma semana pro Viajão completar UM ANO! Eeeee! Parabéns pra nós! E pra abrir essa semana rumo a 365 dias de histórias de viagens, trouxemos uma convidada especial. Sim, ela é referência nesse assunto: Lady Gaga MONALISA!
É popstar mesmo. Todo mundo quer ver de perto no Louvre, em Paris. Quando eu fui nesse museuzinho risos, em 2007, fui SECO até a sala onde o quadro do dá vinte Da Vinci fica. E tem FOLHAS A4 IMPRESSAS INDICANDO ISSO POR TODO O LOUVRE. Sim, FOLHAS A4 IMPRESSAS!
Chegando lá, jurei que estava num show do Justin Bieber, que naquele dia recebia Bella e Edward do Crepúsculo como convidados especiais. Era tanta gente HISTÉRICA batendo fotos, que fiquei procurando a Gretchen celebridade escondida na sala.
Não havia ninguém famoso. Apenas a Monalisa mergulhada numa imensidão de flashes sem fim – sou muito PATRÍCIO. (Patrício = Patrícia = Patrícia Poeta = POETA).
Não sei se você sabe, mas pelo menos até o fim de 2005, era EXTREMAMENTE PROIBIDO bater fotos nessa sala onde fica a “sorri/chora”. Muito menos bater foto DO QUADRO EM SI!
Por mais que a obra fique atrás dum vidro blindado (quem vai tentar ATIRAR ali?) e com seguranças ao lado, TESTEMUNHAS ME DISSERAM que os seguranças eram rudes pra cacete com quem tentava fotografar a musa do Da Vinci.
Hoje em dia, tá tudo liberado. Pode fotografar à vontade. Aí eu me pergunto:
1) Por que mudaram de ideia? Não conseguiam mais controlar o frenesi?
2) Será que o quadro da Monalisa que vemos ali é o original mesmo? Ou os flashes agora atingem uma RÉPLICA?
#ficaomistério. Quer saber? Quando for ao Louvre, aproveite pra bater várias fotos do quadro mais famoso do mundo. Vai que eles mudam de ideia daqui a pouco e proíbem de novo?
De tão acostumada com os flashes, se isso acontecer, aposto que a Monalisa vai finalmente revelar qual expressão tá fazendo: a de choro, muito choro, por deixar de ser popstar.
Faltam 7 dias pro Viajão completar um ano! Por isso, aproveite e curta a gente no Face!
Nunca tinha pensando que talvez seja uma réplica… po, meu mundo acabou agora.
E eu acho a coisa mais babaca não poder fotografar arte. Se não é pra ser registrada, nem faça!
Ok, flash pode estragar, mas já inventaram foto sem flash não é mesmo?
Não poder fotografar coisas que visito é uma das coisas que mais me irrita NO-PLA-NE-TA.
E tenho dito.