Quem diria que São Paulo um dia seria destino de Carnaval? Não que os bloquinhos sejam novidade (os moradores da Vila Madalena não me deixarão mentir), ou que aqui não tenha escolas de samba tradicionais, ou que não tivesse samba por aqui (alô alô, Adoniran!). Mas o feriadão de Carnaval sempre foi uma época de viagem para os paulistas e paulistanos.
Só que as coisas mudaram e, agora, o Carnaval de São Paulo é destino querido e procurado pelos foliões!

Se você ainda tem dúvida sobre a dimensão do Carnaval por aqui, a Prefeitura de São Paulo divulgou alguns números que podem mudar sua opinião. Em 2020, são 678 desfiles aprovados e autorizados pela Prefeitura. Distribuídos em 468 pontos da cidade. E atraindo 15 milhões de pessoas

Perdeu o pré-Carnaval na cidade? (Sim, isso existe) Tudo bem. Ainda tem muita folia pela frente. Tanto no Carnaval, que começa hoje, quanto no pós-Carnaval (sim, isso também existe).

Rachel no bloco de Carnaval de rua no centro de São Paulo.
Andar pelo centro fantasiada cantando Caetano Veloso valeu totalmente a muvuca.

Como escolher seu bloco

Tem bloquinhos de todos os tipos. Tem os pequenos, de uma marchinha só. Tem os gigantes, famosos, temáticos. Tem bloquinho para crianças! Tem muito jeito de curtir o Carnaval paulistano. Meu estilo sempre foi trabalhar no Carnaval ir onde meus amigos escolhessem, já que eles são mais desse estilo de festa do que eu. Mas quando tem um bloco só de músicas do Caetano Veloso (oi, Tarado ni Você! Saudades!), fica difícil até pra mim resistir. Nesse ano, tô de olho no RitaLeena. Pelo nome, já dá pra imaginar o tema, né?

A programação completa do Carnaval de São Paulo está aqui.

Transporte

A melhor forma de se deslocar por São Paulo nesses dias é de transporte público. A CET fecha ruas e muda rotas. Inclusive, alguns ônibus precisam ser desviados. Mas, em geral, o metrô chega perto de pontos de onde saem blocos. Exceto pela estação Tiradentes, que vai fechar alguns dias por causa de megablocos. E lembre de comprar o bilhete da volta antes! Você não quer pegar fila depois de seguir o trio elétrico por horas, né?

Importante avisar que a avenida Paulista não vai ficar fechada para carros nesse domingo (23), no feriado do dia 25, e no outro domingo (08), como é de costume. Segundo a Prefeitura, é para garantir a fluidez, já que há vários bloqueios pela cidade.

Fugindo do Carnaval

Bloco de rua, fantasia, samba… não são seu estilo? Tem muita coisa pra fazer em São Paulo. Os parques municipais funcionarão normalmente nesse feriado. O Planetário do Ibirapuera abre no domingo. Já o Mercadão só fecha na terça-feira. No sábado (22), tem programação especial de Carnaval na Pinacoteca e no Museu da Imigração. E o Museu do Futebol também terá ações especiais na terça (25).

Para a avenida 23 de Maio ficar assim vazia, só com trânsito fechado para blocos mesmo…

No ano passado, o carnaval de rua movimentou mais de 2 bilhões de reais, segundo pesquisa do Observatório do Turismo da Prefeitura de São Paulo. Não sei vocês, mas quando eu lembro dos bloquinhos de 200 pessoas que passavam pelos barzinhos da Vila Madalena uns dez anos atrás, eu fico impressionada com esse crescimento.

Minha principal dica é: aproveite! Tem boas chances de você se divertir. E use protetor solar. E beba água. Ok, foram três dicas pra um excelente Carnaval paulistano.