Quando visitei o México há alguns anos, resolvi também incluir no roteiro da mesma viagem uma passada pra conhecer alguns países da América Central. Então, eis que me deparo com essa imagem enquanto pesquisava mais sobre a região e percebi de cara um dos motivos para colocar Belize nos meus planos de viagem:
Na mesma hora, comecei a ler mais sobre esse país tão pequeno em área – é do tamanho do estado de Sergipe – mas gigante nas belezas naturais. Por isso, te conto agora por que você deveria fazer o mesmo e começar a pensar em Belize como destino de uma futura viagem.
1) Fica relativamente perto do Brasil
Primeiramente, você precisa saber que não existem voos diretos do Brasil para Belize, país que fica entre a Guatemala e o México. Mas isso não é empecilho pra você deixar de conhecer esse paraíso da América Central que fica a 5.315 quilômetros de distância daqui.
Uma sugestão é aproveitar uma viagem ao México para, então, voar até a Cidade de Belize – principal hub do país. Conforme essa sugestão serão, ao todo, umas doze horas de viagem até lá, contando os dois voos.
2) Belize tem praias deslumbrantes
Você sabe que nós, do Viajão, gostamos de caçar praias lindas ao redor do mundo, né? Pois em Belize estão algumas das mais incríveis que já conhecemos.
O país é cercado por 200 ilhas e banhado pelo mar do Caribe – isso quer dizer águas de cor azul turquesa e paisagens de cartão postal, sem exageros.
O que não faltam são passeios para mergulhar e fazer flutuação, admirando os peixes e corais incríveis. Ah! Foi num desses passeios que vi tartarugas marinhas nadando pertinho do nosso grupo enquanto fazíamos snorkeling.
3) Lá fica Caye Caulker e o Great Blue Hole
Quer relaxar numa ilha paradisíaca, de clima bem roots, com vida noturna agitada e paisagens surreais? Não deixe de passar, pelo menos, uns três dias no destino mais visitado do país: Caye Caulker.
Ali, você curte passeios de barco (privados ou em grupo) durante o dia, pra explorar a região e, à noite, ainda bebe umas pints nos pubs.
Se curtir mergulhar, pode viver a experiência conhecendo o famoso Great Blue Hole por dentro, que mostrei lá no começo do post. Ou, se quiser desembolsar uma grana a mais, dá até para sobrevoar de helicóptero e ver essa imagem linda do alto.
4) Pé na areia e simplicidade
O astral de Belize me lembrou muito o do Sudeste Asiático. As praias costumam ser lindas e a infraestrutura é bem simples. Isso significa estar mais perto da natureza, curtindo águas cristalinas e muito verde, sem aquelas grandes construções em volta. Enfim, basta um chinelo e uma roupa de banho pra viver seu dia.
O povo também é muito simples e hospitaleiro – na maioria dos casos. Outra coisa que facilita muito a vida do turista que vai a Belize é não precisar ficar trocando dinheiro, afinal, o dólar americano é praticamente a moeda oficial do país e aceito em todos os lugares.
5) Dá pra comer e beber muito bem
O último dos cinco motivos para você colocar Belize nos seus planos de viagem tem a ver com algo que adoramos nas viagens: comer e beber. Se você curte frutos do mar, estará no paraíso. A gastronomia do país explora muito as delícias que vêm do mar e os preços são bons. Por exemplo, comi um prato sensacional de lagosta por U$ 20 na beira da praia.
Se bater saudades do feijão com arroz brasileiro, em Belize há dois pratos que se parecem muito com a nossa principal comida: Rice & Beans e o Beans With Rice. Parecem a mesma coisa, mas têm diferenças, sim. E, além de comer bem, você também vai beber bem. São infinitos bares espalhados pelas praias e por Belize City.
Mergulhe nos drinks e nas cervejas, com moderação, claro. Porque lembre-se que, no dia seguinte, você tem que estar bem pra mergulhar nas maravilhas da natureza que só esse país oferece.
Deixe uma resposta