Os Cliffs of Moher estão entre os principais cartões-postais da Irlanda – e não é à toa: eles são mesmo impressionantes. O conjunto de falésias fica na costa ocidental do país (do lado oposto de Dublin) e vale muito a pena conhecer!
Cliffs of Moher
A área dos Cliffs of Moher é basicamente uma extensão de cerca de oito quilômetros com falésias que podem chegar a alturas de 240 metros. É grande, é alto e é muito bonito mesmo! Além disso, por lá parece que o clima irlandês se intensifica: na maior parte do tempo é frio, úmido e tem bastante névoa. No dia em que estive por lá o céu estava parcialmente nublado, mas até dava para ver um pouquinho do azul por trás das nuvens, o que considerei uma sorte.
Estando lá, você pode caminhar pela costa vendo as formações rochosas. Ao longo dessa área há também algumas outras atrações, como a O’Brien Tower, uma torre de observação construída em 1835. As entradas custam sete euros por pessoa e incluem estacionamento e acesso à região da costa, que é toda com calçamento e mesinhas de picnic. Inclusive, seria ótimo fazer um picnic por ali, mas infelizmente estive por lá em novembro e o clima já estava congelante.
Também tem um centro de visitantes por ali, onde você encontra banheiros e lanchonetes. Ou seja, é um passeio super seguro e tranquilo.
Como chegar lá
Para quem é acostumado com as distâncias continentais que temos no Brasil, chegar até as falésias é fácil fácil. A costa onde elas estão localizadas fica do lado oposto de Dublin, mesmo assim é uma viagem rápida de carro. São cerca de 260 km, o que dá para fazer em pouco mais de três horas. Fiz essa viagem com minhas amigas – nós alugamos um carro em Dublin mesmo e foi super tranquilo. Além disso, ainda é possível ir parando no caminho para observar as paisagens que aparecem – até um castelo encontramos!
Para quem não quiser dirigir (a mão é inglesa por lá, hein?), dá para optar por tours privados ou mesmo por fazer a viagem de ônibus. Mesmo sendo possível fazer um bate e volta, eu recomendo ficar ao menos dois dias para conhecer um pouco melhor a região. Dá para ficar hospedado em Galway, ali pertinho, uma das cidades mais divertidas que já conheci… Mas isso é papo para um próximo post!
Para terminar, uma última curiosidade: algumas cenas de Harry Potter e o Enigma do Príncipe – a parte em que Harry e Dumbledore precisam chegar a uma caverna – foram gravadas nos Cliffs of Moher.
Deixe uma resposta