Saudações reais pra você! O Colaborões de hoje tá especial. Viajão que é viajão não fica de fora dos acontecimentos importantes, néam? Então, bora falar do casamento mais comentado do ano: o de William e Kate. Na última 6a feira, nosso colaborão João Venturi, jornalista que mora em Londres desde 2010, deixou de almoçar pra apertar a bunda da Kate acompanhar a muvuca que tomou conta da city. Enquanto dois bilhões de pessoas viam tudo pela TV, nosso querido bródi Jaca resolveu assistir a tudo de pertinho. Du carai esse guri, não?

O casório

Mal havia acordado e colocado a cara pra fora da janela pra ver o tempo, a primeira coisa que vi, depois do sol, foi uma bandeira do Reino Unido. Adiante outra, outra e outra. A caminho do trabalho, eu, ainda a 10km p/h, no underground, por um instante me senti deslocado por não trajar nada britânico.

Até um grupinho animado de mulheres brasileiras tinha bandeiras. Eram 8h da manhã, o dia estava abrindo e a festa começando.

Como bom brasileiro, era festa e eu não podia ficar de fora. A única opção seria enforcar o horário de almoço. Não deu outra. Fui com um amigão blumenauense André, vulgo Alema. Do museu onde trabalhamos, pegamos um ônibus e paramos em Hyde Park. O trânsito foi todo fechado.

No caminho, encontramos dificuldades no acesso. Multidões se arrastavam por todas as ruas e não tínhamos certeza se a cerimônia jah havia acabado ou se poderia haver algum desfile. A previsão era de que o casal real se apresentasse às 13h25 no Buckingham Palace. Confiamos na pontualidade inglesa e nos demos bem. Pontualmente: nós e o casal.

Em meio à multidão percebia-se a adoração e fanatismo de turistas de Gales, Escócia e Irlanda – países que compõem o Reino Unido. William e Kate, definitivamente, não representam apenas a Inglaterra.

As ruas que já estavam enfeitadas há semanas, ganharam reforço da London Eye à noite, que ficou iluminada com azul, vermelho e branco, as cores de UK. Bonito de se ver.

No fim, uma experiência bacana. Uma oportunidade de poder ter vivido de perto a cultura inglesa, e com ela saudar seu futuro rei.

———

Valeu, Jaca! Ótimo relato, experiência única… mas conta aí… O que levou de presente? Uma roupa de cama KING SIZE? (tun tun tsssss).

E você, caro viajão, também pode contar sua experiência REAL (sem trocadilhos) de viagem. Escreve e manda pra souviajao@gmail.com. Estamos esperando sua história, seu colaborão!