Dae viajones, hoje temos uma colaborona muito prestativa! A Stephanie Ferrarezi (clap, clap, clap!), que além de contar as poucas e boas que passou na última viagem forever alone sozinha por Amsterdam, preparou um GUIA ultra-completo da cidade, com direito a dados oficiais e tudo! Pra quem reclamava de dicas apenas do Red Light District e das dorgas rolando solta, aqui vai encontrar muito mais!!! Olha, ela nos presenteou com tanto conteúdo que deixei a parte gastronômica especialmente separada para um comilão de sábado! Por enquanto, fiquem com as dicas e o relato bem humorado!
________
Amsterdam, onde os despreparados, fracos e distraídos não tem vez.
A cidade dos cardápios, seja comida, dorgas ou mulheres, a conhecida Veneza do norte, maior cidade holandesa, conta com:
- 165 canais,
- 1.281 pontes,
- 2.500 houseboats,
- 50 museus,
- 300 coffeshops,
- População:756,347
- Museus:50
- Coffeshops:300
- Houseboats:2.500
- Clima:chove-não-molha
- Bicicletas:600.000
- Obs:acidentes com bicicletas:incontável.
Minha primeira viagem para o exterior e fui forever alone sozinha, no medo na raça. Quando a gente viaja é assim, faz lista de tudo, pesquisa, conversa com quem já foi e, mesmo assim, esqueci o inesquecível! Cheguei em Amsterdam e para minha surpresa estava sol! e muito, MUITO calor. Primeira roubada, apesar do verão fui orientada a levar guarda chuva, muito mais roupas pra frio (diga-se de passagem, MUITO vento) e chuva do que calor, mas deu pra sobreviver, ou quase.
O ideal para conhecer a cidade é andar, se preferir, de bicicleta, afinal é o jeito mais tradicional. Há vááários modelos, pra uma, duas, três ou mais pessoas, com ou sem garupa, e tem até umas com maletinha dos lados e uma espécie de carga na frente pra guardar crianças qualquer coisa, pra quem quiser é melhor se preparar, alugar uma magrela pode ser um pouquinho caro, em alguns lugares 3 horas podem custar até 15 euros,pense!
Mas tem que ser feito, ir pra lá e não andar de bike, não vale! Atenção ciclistas: pedestres surgem do nada. Atenção pedestres:ciclistas surgem do nada. Segunda roubada, quase fui atropelada mil vezes! Tem que prestar atenção em tudo, em todos, e o pior, na mesma via circulam também as charmosas vespas, também muito populares. Depois acabei descobrindo que o sinal pode ficar verde aos mesmo tempo para pedestres e alguma via de transporte que seguem para a mesmo sentido, dá pra acreditar? Não faz sentido nenhum pra mim, agora me confundi!
Alguns dos lugares que não pode faltar:
1.Praça Dam, ou Dam Square, é a praça central, lá tem o Palácio Real (Koninklijk Paleis), a catedral Nieuwe Kerk, o museu de cera Madame Tussauds e o Nationaal Monumet, um monumento em homenagem aos mortos da segunda guerra.
2.Leidsplein, a praça de muitos restaurantes e mesas ao ar livre; de quebra aproveite para conhecer o mais famoso coffeshop da cidade, da rede Bulldog.
3.Vondelplark, um parque agradabilíssimo para fazer uma caminhada, passear com a família, fazer um picnic, andar de bicicleta, namorar (e quando digo namorar,é só isso mesmo), ler um livro, tomar sol, até patinar no gelo durante o inverno dá.
4.Casa da Anne Frank. Quem nunca leu seu diário que leia! A garota de 13 anos que viveu durante a ocupação nazista recheia seu diário de todas as dificuldades que passou em se esconder com a família e amigos, sua adolescência e o amadurecimento diante a dificuldade. O livro traz relatos engraçadíssimos também. Como sou a turista mais chorona de todos, adivinha o que me acontece quando eu entro no museu né? É proibido tirar fotos e fazer filmagens dentro do local ,e obviamente que eu não li isso em lugar nenhum, quando o segurança veio me avisar eu já tinha feito de tudo.
5.Van Gogh Museum, do pintor holandês mais famoso do mundo, a exposição está em ordem cronológica ,o que permite ver a evolução do estilo do artista. Fica bem próximo do Rijksmuseum, o maior museu de historia da arte da Holanda, é próximo também das famosas letras I AMSTERDAM.
6.Um passeio de barco pelos canais não pode faltar! Tem inúmeros itinerários, de dia ou de noite, com ou sem comida.
A última roubada foi eu ter esquecido o adaptador de tomada (Y), última em Amsterdam, porque nos outroas lugares teve história também, mas fica pra próxima o banho de cerveja que tomei em Londres,ou como briguei com uma italiana que achava que eu falava espanhol,esqueci de pagar o ônibus,de levar a identidade pra night ,me perdi em Bruxelas,andei uns 10 km só dentro do aeroporto de Frankfurt,esqueci algumas palavras e fiz mímica….
________
Valeu Ste! Já está cotada pra ser colaborona de novo!
Deixe uma resposta