Hotel maravilhoso em que ficamos em Phi Phi, na Tailândia, em 2019.

Tem uma coisa que eu adoro fazer: escolher a hospedagem! Em geral, porque isso significa que a viagem já está confirmada, passagens compradas, só faltam os últimos detalhes, né? Pensando nisso, resolvi escrever um post sobre como escolher hotel. Por mais que seja uma tarefa muitas vezes divertida, tem lá seus truques. E, claro, vale dizer que essa é uma habilidade que a gente vai aperfeiçoando com o passar dos anos (ou das viagens). Ainda acontece da gente cair em algumas ciladas, viu? Hahaha, mas vamos para o que importa!

Como escolher hotel?

Em geral, nosso processo para escolha da hospedagem ideal para uma viagem segue mais ou menos esse roteiro abaixo.

1. Definir tipo da viagem

Airbnb que ficamos em Paraty.

Você vai ficar poucos dias no destino ou é uma estadia mais longa, de pelo menos cinco ou sete dias? Se a viagem é curta, o mais prático é ficar em hotel ou hostel que tenha café da manhã incluso. Isso porque em geral, hospedagens tipo Airbnb não têm essa facilidade. Ou seja, você precisa ou se programar para fazer compras ou tomar café fora. Para hospedagens mais longas, acho maravilhoso. Mas se tenho poucos dias num lugar, prefiro já tomar café da manhã direto e sair para curtir. Tendo isso definido, você já sabe que tipo de hospedagem procurar.

2. Pesquisar a cidade

Nessa etapa, eu leio muitos posts sobre meu destino em blogs de viagens, confiro criadores de conteúdo que eu já sei que foram pro destino no Instagram, pergunto para amigos, enfim. O objetivo é descobrir as melhores regiões daquela cidade para se hospedar. Essa é uma decisão importante! Alguns lugares – Bali, por exemplo – são enormes, dependendo do seu objetivo na cidade, você perde muito tempo em transporte. Sei de muita gente que vai para Paris e fica fora da cidade para economizar no hotel, mas acaba perdendo muito tempo nos trens e deslocamentos… Nem sempre vale a pena.

3. Cheque sites de hospedagem

Em geral, por aqui, usamos muito o Booking para reservas. Mas é importante não ficar preso a um só site, uma vez que muitas hospedagens têm valores diferentes dependendo da plataforma. Então, tendo encontrado algumas opções interessantes, cheque pelo nome também no Hoteis.com, Trivago e outros. Dependendo do lugar do mundo, eles usam mais ou outro.

Ah, importante dizer: já tivemos problema com uma hospedagem reservada via Booking e eles nos ajudaram a resolver tranquilamente.

4. Leia avaliações

A maioria dos sites de reservas têm áreas destinadas a quem já se hospedou naqueles estabelecimentos. Veja o que as pessoas estão comentando, não confie apenas nas imagens de divulgação. Um bom termômetro é: se a maioria das reclamações é apenas sobre velocidade da internet, provavelmente é uma boa opção. Pois são realmente raros os lugares que têm internet ótima disponível hahaha.

Nessa etapa, é importante também saber pesar as avaliações de cada tipo de hospedagem. Quem se hospeda apenas em hotéis de luxo vai ter certas expectativas que quem só se hospeda em quartos coletivos de hostel não vai ter, entende? Adeque suas expectativas para cada cenário.

5. Cheque as condições da reserva

Hotel em El Nido, Filipinas, onde ficamos em 2019.

Alguns hotéis tem cancelamento grátis até alguns dias antes da sua reserva, outros exigem pagamento adiantado no cartão de crédito. Leia bem essas condições antes de fechar a reserva. Nós em geral optamos por hotéis com cancelamento grátis e que permitem o pagamento lá na hora. Mas não é regra, o importante é você ler bem as condições e estar ciente. Já ficamos em um hotel incrível em El Nido que era pago antes, por exemplo. Nesse caso, se fosse ruim, não teríamos o que fazer.

Para terminar, uma dica extra de como escolher hotel: se você está fazendo tudo isso que eu relatei aqui em cima e mesmo assim não está encontrando boas opções, escolha um lugar para ficar apenas uma ou duas duas noites. E quando estiver lá, você busca outra hospedagem na hora. Digo isso porque isso pode acontecer com várias cidades asiáticas, por exemplo – não sei porque, às vezes não se encontra as boas opções nas buscas em sites de reserva. Isso aconteceu conosco em Luang Prabang, no Laos. Não encontrávamos nenhum hotel que gostássemos e acabamos escolhendo um aleatoriamente. Diria que foi o pior hotel em que me hospedei (hahaha), mas acabamos não trocando porque tínhamos pago pela reserva toda na chegada.

E vocês, têm alguma dica extra?