Que estamos vivendo uma nova realidade, todo mundo sabe! Mas como vai ser viajar a partir de agora, de maneira segura, mantendo todos os cuidados possíveis, mesmo com o novo coronavírus ainda circulando por aí? Vou tentar te ajudar a pensar numa mala e numa rotina pra viagens essenciais nesse primeiro momento. Então, como fazer a mala em tempos de pandemia? Quanto de álcool gel vai ser o suficiente? Quantas máscaras levar na viagem?
Calcule umas três máscaras por dia
A Organização Mundial da Saúde recomenda que máscaras de pano sejam trocadas, no máximo, a cada quatro horas. Claro que tudo depende do estado em que ela estiver: ficou muito úmida? Então, precisa ser trocada logo, até antes desse prazo.
Digamos que você vai partir para uma viagem essencial nas próximas semanas (ou até para uma de férias, mais pra frente, quando tudo estiver um pouco mais controlado) e passar uns dez dias fora de casa. Nessa situação, usando três por dia, seriam trinta máscaras, certo?
A partir de agora, levar máscara nas viagens será como levar roupa íntima: item essencial.
Mas como ninguém precisa sair comprando essa quantidade gigante de máscaras, que tal pensar em levar umas dez (que dariam pra três dias) e ir lavando as já usadas na lavanderia do hotel ou com água e sabão no chuveiro? Aqui tem sugestão de um kit com 12, em algodão, por exemplo.
Pra esterilizar ainda mais, vale até passar um ferro quente antes de usar.
Como guardar as máscaras
Não se esqueça de colocar na sua mala de viagem, pelo menos, quatro saquinhos (de pano, de preferência) pra armazenar suas máscaras. Dois você usa para deixar as máscaras limpas e os outros dois para guardar as sujas.
Carregue um saquinho de cada com você durante o dia, na bolsa ou na mochila (os outros, deixe na mala, no hotel). Na rua, leve apenas o número de máscaras que vai usar nas horas em que ficar fora. Quando precisar trocá-las, terá o saquinho das sujas na bolsa pra guardar as que usou.
Escolha bem o local para trocá-las
Não troque de máscara em qualquer lugar! Pare sempre em um local seguro, limpo e que você consiga fazer a substituição seguindo todos os protocolos de segurança e higiene: sem encostar no pano, apenas segurando pelas alças que passam pelas orelhas.
Inclusive, lave bem as mãos antes do procedimento.
Álcool gel sempre junto
Pense em levar na mala alguns frascos pequenos (de até 100ml cada) de álcool gel 70% para carregar com você. No dia a dia, deixe sempre um na bolsa de mão, e guarde os outros de reserva na mala. Em muito lugares, não será fácil achar uma pia com água e sabão à disposição pra higienizar as mãos na hora que você quiser.
Por isso, ter junto essas embalagens práticas com álcool gel é sempre importante. Inclusive, quando precisar trocar de máscara.
Outro item muito prático e importante para limpar as mãos durante a viagem são os lenços umedecidos antissépticos. É uma alternativa fácil de levar e de guardar na mala ou na mochila.
Sabonete em folhas
Sim, isso existe e é uma das coisas mais práticas que já vi. Foi a Marina quem me apresentou o sabonete em folhas, quando estávamos na Índia.
Lembro que eu queria comer uma fruta na rua, em Rishikesh, e estava com as mãos sujas – tinha acabado de brincar com uma vaca RISOS. Marina sacou as folhas da mochila, me deu uma delas, jogou água mineral em cima e a mágica aconteceu: bastou que eu esfregasse as mãos para a espuma se formar. Assim, foi possível higienizá-las no meio da rua mesmo!
Recomendo que você também carregue o sabonete em folhas a partir de agora nas viagens. Com certeza farei o mesmo. Um complemento nessa nova realidade para manter a nossa segurança e a dos outros também.
Seguro viagem!
Não se esqueça de contratar um seguro para qualquer viagem internacional! Reservando por este link, você garante sua tranquilidade. Além disso, também ajuda o Viajão®. \o/
Deixe uma resposta