Calma, querido viajão! Não vamos renomear o blog pra “Comilão”, não risos. Mas sabia que cozinhar em casa pode quebrar um mega galho nas viagens? Eu te explico.
Nessa época de pandemia, acabamos ficando mais em casa e usamos mais a cozinha, certo? E, se você for viajar nesses tempos atuais, nós recomendamos sempre que você alugue uma casa exclusiva incrível pra ficar mais seguro, na “sua bolha”. E aí, vale a pena cozinhar em casa nas viagens, pra evitar as aglomerações nos restaurantes.
Então, copia duas das receitas que fizemos durante nossa última viagem, tomando todos os cuidados do mundo durante a pandemia. Certeza que você vai impressionar a galera!
Receita de macarrão a carbonara
Parece bem difícil, né? Mas a Marina prepara um muito bom e me ensinou a fazer o que tem o toque dela. Tenho certeza que você vai impressionar a galera ao cozinhar essa receita sensacional em casa nas viagens.
O que vai
- Espaguete (mais ou menos 100g por pessoa – não pode ser massa fresca nessa receita!)
- Gemas (considere duas por pessoa)
- Guanciale (pode substituir por bacon normal, uns 30g por pessoa – até pode pôr mais, mas não exagere!!)
- Queijo pecorino (pode substituir por parmesão, contanto que seja a peça, não usar queijo já ralado. A quantidade será a necessária pra dar o ponto com as gemas)
- Pimenta do reino
- Sal
Como faz
Primeiro, rale o queijo (se tiver processador de alimentos, pode usar, ele precisa ficar muito fino, como pó). Depois, separe as gemas das claras (duas por pessoa) e misture-as ao queijo ralado aos poucos, até que a mistura fique bem densa – quase como uma massinha de modelar. Então, reserve.
Coloque água do macarrão pra ferver com sal (grosso fica ainda melhor). Enquanto isso, pique o bacon em cubinhos (mais ou menos 1cm). Aqueça uma frigideira em fogo baixo e coloque um pouco de pimenta do reino (sem azeite) – espere um pouco até tostar e exalar um cheiro tipo “de pasta de dente” – sim, é isso mesmo.
Depois, coloque o bacon em cubos na frigideira e deixe fritar até que fiquem crocantes – se soltarem muita gordura, descarte a gordura. Reserve.
É hora de colocar o macarrão pra cozinhar. Deixe um minuto a menos do que indica a embalagem.
Quando o macarrão estiver cozido, desligue o fogo da panela e coloque um pouquinho da água do cozimento na frigideira onde está o bacon (sem ligar novamente o fogo). Aos poucos, (mas rapidamente!), adicione o macarrão também à frigideira – se estiver muito seco, coloque mais um pouco da água do cozimento (sempre bem pouquinho!).
Agora, com agilidade, coloque a mistura de queijo e gemas e vá misturando bem até que fique homogêneo – se estiver difícil, pode ligar novamente o fogo bem baixo – mas cuidado pra não aquecer demais. As gemas devem cozinhar no calor do macarrão mesmo, não do fogo.
Quando tudo estiver bem misturado (mistura das gemas, bacon e macarrão), está pronto!
Se quiser, pode pôr mais queijo ralado e pimenta do reino por cima. Ah, se regar com um fio de azeite trufado fica ainda mais gostoso.
Receita de cheesecake com calda de morango
Já to salivando só de escrever essa receita aqui. Essa torta de queijo com cobertura de morango é obra da nossa amiga (e ex-Masterchef 2019) Juliana Fraga. Vamos pra sobremesa!
Para a massa
Você vai precisar de:
200g de bolacha maisena
100g de manteiga derretida
Usando um processador, triture a bolacha até formar uma farofa bem fininha. Então, misture bem a bolacha triturada com a manteiga derretida.
Forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível com a mistura de bolacha triturada. Asse por dez minutos a 160 graus. Tire do forno e reserve.
O recheio
690g de cream cheese
180g de açúcar refinado ou demerara
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de suco de limão
3 ovos
Numa batedeira, bata o cream cheese até ficar fofinho. Acrescente o açúcar aos poucos e, quando misturar bem, coloque o restante dos ingredientes até ficar bem homogêneo.
Despeje tudo sobre a massa de bolachas trituradas e asse por 35 minutos a 160 graus. Retire do forno e coloque na geladeira por três horas.
Fazendo a geleia
300g de morangos ou frutas vermelhas (podem ser congelados)
100g de açúcar
Suco de um limão
Leve todos os ingredientes ao fogo baixo, misturando o tempo todo por uns 10 minutos. Espere esfriar e despeje sobre a cheesecake antes de servir.
Dica: essa cheesecake fica ainda melhor bem gelada. Se conseguir deixar por mais de três horas na geladeira antes de comer, o resultado será mais gostoso!
Cozinhar em casa nas viagens é economia
Além de evitar restaurantes cheios, você também economiza dinheiro ao cozinhar em casa nas viagens. Sim, se estiver com sua família ou num grupo de amigos, basta ir ao mercado comprar os ingredientes e rachar tudo.
O valor por pessoa vai compensar e ser muito mais baixo do que se cada um pagar sua conta do prato que pediu num restaurante, né? E você, que outras receitas gostosas curte fazer?
Deixe uma resposta