Ela você já conhece, se não ao vivo, já enjoou de ver em fotos, nos cartões postais e chaveirinhos que te trouxeram de souvenir… Ela não só é o símbolo mais significativo de um lugar maravilhoso, como é a dama responsável pela cidade turística mais visitada da história!

Estamos falando da Dama de Ferro: Torre Eiffel!!! SUA LINDA!

“Ahhh não, mó coisa repetitiva, isso aí eu já vi mil vezes!” Pois é, só eu contei umas 200 fotos dessa senhora aqui no meu pc.

Faço questão de usar esse apelido de “dama de ferro” porque ela é de verdade a imponente senhora de Paris! Forte, estática, grandiosa… Não sei explicar, pode parecer bobagem, mas só quem já viu, de longe, de perto, de baixo e de cima, sabe que ela exerce uma enorme imponência sobre a cidade.

Do tamanho de um prédio de 120 andares e colocada no meio de uma paisagem plana, de jardins e prédios de 6 andares estilo Haussmann, foi considerada uma aberração e futurista demais quando inaugurada em 1889. Seria derrubada logo depois da exposição universal de 1900, mas boatos que o tal Gustave Eiffel não deixou. Sem falsa modéstia falou que aquele seria o ponto turístico mais visitado do mundo! E não é que acertou?? Depois, graças a ferramentas militares de rádio transmissão, ela acabou ficando, estrategicamente e pra alegria de todos nós!

A dama de ferro contrasta, se destaca e pode ser vista praticamente de qualquer parte da cidade. Estou nos Jardins de Tuilleries, no Louvre, no Invalides ou na Pont Alexandre III olho pro lado, lá está ela! Subo no arco do Triunfo, lá está ela! Subindo a ladeira no MontMartre? Juro que vi ela, na viela.

E como se não bastasse tamanha onipresença, você ainda é atraído a chegar perto…  e só quando se está bem embaixo dela é que se entende porque tanto frisson por essa moça, só aí sabemos o real tamanho dela, que já vimos de todos os tamanhos e proporções nas infinitas réplicas por aí.

Eu mesma me surpreendi com o tamanho real. A primeira vista foi uma pontinha, de relance, enquanto ainda estava no metrô indo pro hotel. Deixei a mala lá e fui em busca da torre sem pestanejar. Era pertinho do hotel e quando tirei os olhos do mapa, procurando ela ainda ao longe, eis que olho pro lado e… :O

Ela fica ainda mais linda piscando. Fui correndo pra chegar perto, parei, tirei foto e me afastei um pouco mais e sentei no Champ de Mars pra admirar. Eu, mais 500 pessoas e um grupo de brasileiras que me ofereceram champagne. Não pude recusar!!!

Depois nessa mesma viagem, só voltei na torre umas 3 ou 4 vezes, afinal tinha mais coisa pra ver né? E mesmo quando ela não era o objetivo, olha só o que acontece…