Há 50 anos, os primeiros visitantes entravam no Magic Kingdom, no Walt Disney World. Foi em 1º de outubro de 1971 que o parque abriu as portas na Florida (muitos anos depois de seu irmão californiano…) e, desde então, encanta milhares de crianças e adultos todos os dias (é clichê porque é verdade).

A gente já comentou que a Disney planejou várias novidades para os próximos 18 meses de celebração nos parques. Entre as novidades, estão roupas especiais para os personagens e iluminações mágicas nos pontos de destaque de cada parque: o Castelo da Cinderela, a Árvore da Vida, a Spaceship Earth e o Hollywood Tower Hotel. Mas os parques são cheios de detalhes especiais todos os dias do ano.

Em homenagem a esse complexo que tanto adoro, vou listar quatro detalhes que sempre chamam a minha atenção. E que mostram porque tudo que a Disney faz está pautada no entretenimento, na contação de histórias e na experiência do visitante.

Mickey Mouse em terno azul com detalhes dourados especial para a festa de 50 anos do parque.
Novos costumes também para o boss Mickey e seus amigos nessa celebração especial! (Divulgação/Disney/Matt Stroshane, photographer)

Castelo da Cinderela e Main Street, USA

Ok, esse recurso não é só usado na Main Street, a via principal de acesso ao Magic Kingdom. Mas o Castelo da Cinderela é um dos excelentes exemplos de como a Disney usa perspectiva para criar ilusões na arquitetura do parque. Isso quer dizer que as proporções dos prédios são diferentes no começo da Main Street e perto do Castelo, bem como na base do Castelo e nas torres. 

Dessa forma, o Castelo parece mais alto do que é de verdade (ele não chega nem na altura em que obrigatório ter luzes de sinalização para helicópteros. Imagina se seria tão mágico quanto é com uma luzinha vermelha piscando no topo?). E a rua também parece mais longa para os visitantes que estão chegando ao parque – animados para caminhar tranquilamente -, mas mais curta para quem está indo embora.

Castelo da Cinderella do Walt Disney World visto de baixo, sem pessoas, com as luzes acessas no primeiro andar.

Costumes

Da mesma forma que os funcionários do parque são chamados de Cast Members (integrantes do elenco), os uniformes deles não são meros uniformes. São costumes – ou seja, fantasias, vestuários de quem está desempenhando um papel. Então reparar nessas roupas é uma diversão! No Magic Kingdom, ninguém de roupa de Velho Oeste estará na Tomorrowland, onde tudo é futurista. E mesmo dentro de cada área, tem versão com saia, com calça, com casaco ou sem…

No EPCOT e no Animal Kingdom, as roupas variam de acordo com o país que inspirou a região. Ou alguma direção de arte com inspirações bem definidas de épocas do passado de Hollywood, ou inspirados no estilo do parque (bastidores, expedições, magias…)

Nametags

Os broches de nomes que os cast members ganharam um brilho especial nessa celebração de 50 anos. Mas elas existem desde sempre, em todas as áreas da empresa. E para você, que ama viajar (afinal, está nesse site haha), reparar nas nametags é sempre uma diversão. Seja porque você vai encontrar vários britânicos trabalhando no pavilhão do Reino Unido- e ouvir o sotaque delicioso. Ou reparar nas diferentes cidades dos EUA de onde vêm todas aquelas equipes. Ou porque vai reconhecer a sua cidade-natal em alguma das tags.

Broche com identificação com o logo da Disney, o nome Rachel e São Paulo Brazil escrito abaixo. Tem estrelas douradas na borda e um slogan no rodapé que diz em inglês: "Onde sonhos se realizam"
Esse “São Paulo, Brazil” na nametag me rendeu boas histórias…

Detalhes no chão

Muitas coisas funcionam de forma diferente na Disney. Uma delas é: dê uma olhada no chão. Esse é o detalhe que eu mais amo em todos os parques. Não bastasse a história de que a cor do chão foi escolhida para criar um contraste bonito para as fotos (não achei uma fonte oficial, mas as fotos comprovam que fica bonito mesmo), o chão pelo parque tem detalhes relacionados a cada área. 

Estátua do Walt Disney de mãos dadas com o Mickey em frente ao castelo da Cinderela com detalhes dourados. Chão vermelho e céu azul.
Dizem que até a cor do chão é de propósito….

No Animal Kingdom, por exemplo, o parque tem pegadas de animais. Mas não qualquer animal! Na área do Camp, animais de acampamento. Na Africa, animais africanos. E por aí vai. Tem chave debaixo de tapete, tem aliança perto da mansão mal-assombrada por uma noiva viúva, tem até uma pegada do Andy na área do Toy Story! Ou seja, quando a gente diz que os detalhes da Disney estão por todos os lados, a gente está, sim, incluindo o piso…

50 anos de Walt Disney World

Para nós, que estamos longe dos parques, dá para ter um gostinho das celebrações de 50 anos – e da capacidade de entreter e deslumbrar. O Enchantment e o Harmonious, novos shows noturnos do Magic Kingdom e do EPCOT, respectivamente,  tiveram estreias com transmissões ao vivo que ainda podem ser vistas no blog oficial dos parques.