Olha, já começo dizendo que o universo dos doces franceses é infinito! Os franceses adoram doces e não é à toa que eles tem uma das confeitarias mais precisas, celebradas e gostosas do mundo. Então infelizmente não rola falar sobre todos os clássicos nesse post – mas quem sabe numa série de posts? De qualquer forma, vou sugerir cinco opções super tradicionais por aqui e que com certeza vale provar – e se não podemos ir à Paris, dá para encontrar a maioria deles por aqui também. É a mesma coisa? Sabemos que não, um doce ainda é melhor que nenhum doce, né? Haha

Doces franceses

Macarron

Vamos começar com esse clássico, né? O docinho feito de amêndoas é um dos doces franceses mais populares. Dentro e fora da França, né? Mas vale a pena provar por lá também! É fácil de achar na maioria das confeitarias e eles vêm em uma infinidade de sabores. Além disso, tem também a famosíssima Ladurée, confeitaria pra onde a maioria dos brasileiros corre. Mas digo o seguinte: apesar de ótima, há muitas outras melhores quando o assunto é macarron. Como a Pierre Hermé, a Fauchon e a Carette.

Éclair

Outro famosíssimo entre os doces franceses é a éclair. Ou, abrasileirando, a bomba! Mas aviso que a massinha da éclair é mais leve e crocante, eu nem gosto muito de bomba… Mas a éclair, ahh que saudade! Também é facílimo de achar na maioria das confeitarias e tem de diversos sabores.

Crêpe

Não podia faltar, né? E se você acha que estou falando daquele famoso crêpe de Nutella que a gente encontra em barraquinhas na rua, não é bem esse que eu quero recomendar. Mas sim, esses são uma delícia também. A minha recomendação é a de conhecer um restaurante bretão, uma vez que os crêpes (doces) e galletes (salgados) são tradicionais da região da Bretanha, no noroeste da França. Sério, é uma delícia. Recomendo muito o de caramelo salgado do Breizh Café. Além disso, você já aproveita para provar também a sidra, outro clássico da Bretanha.

Madeleines

Madeleines – ou madalenas, aqui no Brasil – são um tipo de doce que fica entre um biscoito e um bolinho. São pequenos como um biscoito, mas fofinhos. Em geral têm formato de conchas e levam raspas de limão ou água de flor de laranjeira. O docinho perfeito pra um café no fim da tarde.

Opéra

Para terminar (por hoje!), o Opéra, definitivamente um dos meus doces franceses favoritos! Ele é um misto de bolo, torta e pavê – é composto de várias camadas que alternam uma massinha de farinha de amêndoas (lembra pão-de-ló), creme de manteiga e ganache de chocolate. Tudo bem molhadinho com café. Putz, é delicioso! Quem gosta de tiramisu provavelmente vai curtir esse também. Além disso, é facílimo de achar em qualquer confeitaria.

Mais sobre a França

Temos bastante material sobre a França – mais especificamente sobre Paris – aqui no Viajão. Se você está planejando uma futura viagem para lá, eu recomendo clicar aqui e dar uma olhadinha. E se tiver mais alguma sugestão de conteúdo sobre a cidade, deixa aqui nos comentários que eu tento atender.