Entrar em uma pirâmide é algo sensacional. É uma mistura de sensações, algo como se você estivesse malhando na sauna. Foi assim que eu me senti na Red Pyramid, a Pirâmide Vermelha em Dahshur. Como todos sabem, eu sou um cara muito atlético e em forma, porém eu sofro de renite e sinusite e essas coisas ites. Resultado? Uma pessoa quase múmia dentro de uma pirâmide. Perfeita combinação.

Sobe e desce a rolê. E não é pouca coisa, a Red Pyramid é a terceira maior pirâmide do Egito (perdendo pras de Gizé), dizem que foi a primeira pirâmide construída nos moldes de pirâmide mesmo, já que a de Saqqara (veja o post aqui) não tem beeeem o formato de uma pirâmide.

Achei que ia ver mais coisa dentro da pirâmide, sei lá, umas passagens secretas, Munn-ra do Thundercats, a múmia da minha professora do jardim (risos). Mas são apenas alguns módulos que não deixam de ser legais, afinal você está dentro de uma pirâmide, com blocos de pedra que pesam toneladas em cima da sua cabeça.

A entrada possui 62 metros de extensão, com 90cm de altura. Ou seja, você vai andar agachado a maior parte do tempo. O cheiro de amônia é muito forte devido a presença de morcegos. É um lugar não recomendado para claustrofóbicos mesmo, afinal é quase tudo túnel sem muita luz. Vale a experiência aventureira.

Existem alguns módulos que são sustentados por vigas de madeira, que DEPOIS que eu saí, o guia me falou que por ser a primeira pirâmide nesses moldes, a engenharia não era tão avançada, e por isso com o tempo as coisas andaram meio saindo do lugar e tal, mas tudo bem, se em 5 mil anos não caiu, por que cairia agora? (contando com a sorte).

Resumão:

Bom para: passar 1 hora.

Vá com calma, você precisa de um mínimo de preparo físico para entrar.

Leve água e se prepare para andar agachado.

Preço: 40 L.E.