Mais uma da série “Grandes Festas Populares”, apresento a Feria de Abril de Sevilla (ou seria Feria de Avril de Sebilla?).
Como muitos sabem passei 6 meses nessa cidade do sul da Espanha, capital da região da Andaluzia, em meados de 2009; e para os que não sabem já aviso que muitos posts virão sobre essa cidade tão fuerte e caliente!
Durante a semana da Feria de Abril (este ano inclusive será em maio) que comemora a primavera, além de acontecer a temporada de touradas, que eu não tive grana pra ver coragem de mostrar pra vocês, por amor aos pobres bichinhos, acontece essa festa que pode ser comparada com uma festa junina brasileira. Obrigatória pra todos os moradores tem barracas, brinquedos tipo Parque Tupã, comidas típicas e as típicas roupas “sevillanas” .
Não confundam com o flamenco, que é bem diferente, mas vai dizer que não parece aquela fantasia que sua mãe colocava em você pra dançar a quadrilha???
Acredite ou não, estas são bastante levadas a sério, custam os olhos da cara e a mulherada passa meses da vida planejando e preparando o modelito.
Quanto às barracas, chamadas de “casetas”, pra mim eram apenas barracas, mas a verdade é que tem todo um status envolvido e algumas exclusões sociais também.
Existem as barracas de ricaços com convidados particulares, música e decoração próprias (parece até um casamento), algumas privadas de famílias mais ou menos abastadas, as de empresas e entidades e umas poucas barracas públicas onde você compra as comidas típicas espanholas como tortilla de patatas, salmorejo e jamón serrano por uma pequena fortuna. Tem ainda o povo que fica na rua mesmo, dançando e desfilando os modelitos.
Apesar do lusho que algumas dessas barracas proporcionam, tudo não deixa de ser muito brega! Lembra muito as festas da vila no programa do chaves. Não falta também o melhor da cultura espanhola que é dança, cantoria, e muito vinho pra regar essa alegria toda!
Mais fotos em: http://www.facebook.com/feriadeabrildesevilla?sk=photos
gostaria de saber seu grau alcoolico na ultima foto. ahahahaha