Imagine que você está em saindo de férias, não vê a hora de chegar ao destino, mas o voo vai durar pelo menos umas cinco horas. O que você faz nesse tempo? Tem quem encaixe um pouquinho de trabalho, muitos viajões disseram no Instagram que ouvem música, alguns curtem um videogame… mas, pra mim, é quase tradição de voo assistir um filme. E aí, para reunir essas minhas duas paixões (viagens e audiovisual), companhias aéreas divulgaram quais foram os filmes e séries mais assistidos a bordo ao longo de 2023. Quais desses você já viu?

Foto: Divulgação Latam

Filmes

Nos voos da Latam, o filme Adão Negro foi o mais assistido, com 197 mil acessos pelo LATAM Play. Conta a história de um super-herói liberto após quase 5 mil anos em busca de justiça no mundo moderno. Ainda não vi, então não tenho muito como comentar.

Já o segundo colocado, O Pior Vizinho do Mundo, tem o Tom Hanks fazendo chorar a história de um vizinho mal-humorado que mora ao lado de uma família jovem e animada. O terceiro lugar é de uma comédia romântica (seria o retorno desse gênero? É meu favorito para assistir em voos). Foram 186 mil acessos para ver Ingresso para o paraíso, filme com Julia Roberts e George Clooney como um casal divorciado que viaja até Bali para o casamento da filha.

Suspeito que o cenário de Bali tenha sido um atrativo para viajantes a bordo de um avião.

Fecham o top 5 de filmes assistidos nos voos da Latam Pantera Negra: Wakanda para sempre e o remake de O Pai da Noiva (outra comédia romântica).

Já na Emirates, o perfil dos passageiros é bastante amplo, considerando as rotas entre os Emirados Árabes Unidos, a Europa e a Ásia. Saindo de São Paulo, o voo direto para Dubai leva pouco mais de 14 horas – dá para dormir metade do tempo e ainda assistir uns 3 filmes a bordo. Segundo a companhia aérea, os mais assistidos por seus passageiros a bordo em todo o mundo foram Avatar, o Caminho da Água, a continuação da ficção científica de sucesso do James Cameron; Ingresso para o Paraíso (olha a comédia romântica aqui de novo!); e Top Gun: Maverick (acho um entretenimento excelente para um voo – ou um trem, ou um ônibus…). A Emirates destacou que, nos voos de longa distância, os passageiros assistem coletâneas de filmes, como a trilogia de O Senhor dos Anéis e os filmes de ação John Wick.

Idiomas variados

Também acho legal que a Emirates destaca os filmes mais assistidos em outros idiomas além do inglês. Estão na lista duas obras de Bollywood, Vikram Vedha e Bholaa, o coreano Return to Seul, e os franceses A Sindicalista e Anatomia de uma Queda, vencedor da Palma de Ouro de Cannes em 2023. Em árabe, o mais assistido foi Khorfakkan, filme dos Emirados Árabes Unidos que retrata a invasão da cidade no século 16.

Séries

Não acho que surpreenda ninguém que Friends apareça tanto na lista da Emirates quanto da Latam de séries mais assistidas. Nos voos da Latam, aliás, ficou no topo da lista, com 284 mil acessos, quase 100 mil a mais do que o segundo colocado. Seriados com episódios de cerca de 20 minutos de duração parecem ser boas escolhas quando a gente quer um entretenimento rápido. Por exemplo, Big Bang Theory também apareceu nas duas listas. Enquanto a animação Family Guy foi sucesso nos voos da Latam, na Emirates, os viajantes escolheram Brooklyn Nine-Nine

As séries da HBO foram as séries dramáticas favoritas dos passageiros nas duas companhias. Na Latam, dois sucessos recentes integraram o top 5: The Last of Us (se é uma série sobre uma jornada pelos EUA em um mundo pós-apocalíptico, conta como filme de viagem?) e A Casa do Dragão, parte do universo de Game of Thrones. Já nos voos longos da Emirates, os passageiros maratonaram Succession e as duas temporadas sobre pessoas complicadas em destinos paradisíacos de White Lotus.

Jennifer Coolidge GIF by HBO - Find & Share on GIPHY
Café da manhã de hotel: sim, claro ou sempre? White Lotus (HBO) via GIPHY

Além dessas, entraram na lista da Emirates produções de outros estúdios: os dramas históricos The EnglishWomen of the Movement e Your Honor (que é com o Bryan Cranston de Breaking Bad – ou de Malcolm in the Middle, se você assistia esse seriado, que nem eu).

Lançamentos de filmes a bordo

Acho que já passou a fase em que a gente via muitos filmes em voos internacionais antes deles chegarem às salas de cinema no Brasil. Quem teve essa fase? Eu lembro de um voo em 2009 que eu procurava especificamente os lançamentos para assistir. Agora, essa diferença entre os mercados internacionais e o brasileiro diminuiu bastante. Mas ainda dá para aproveitar os voos para assistir algo que ainda não deu tempo de ver no cinema. Por exemplo, Priscilla, sobre a esposa do Elvis Presley, acabou de lançar no Brasil e, segundo a Emirates, será adicionado à biblioteca deles em fevereiro.

E várias companhias já oferecem canais ao vivo. No caso da Emirates, os passageiros aproveitaram para assistir eventos esportivos sem correr o risco de sair do voo com spoilers das competições.

Imagine assistir a uma final nesse bar a bordo? Aceito! risos / Foto: Divulgação Emirates

Agora, para 2024, queria fazer uma sugestão: já que, agora, as tvs acopladas aos assentos são raras e muitos dos serviços de entretenimento estão disponíveis via aplicativo nos celulares pessoais dos passageiro, os assentos bem que podiam ter um jeito mais confortável de apoiar esses dispositivos, né? Os truques para pendurar no assento da frente nunca funcionam comigo e eu fico sempre com receio do celular cair da bandeja debaixo do assento assistindo filmes a bordo. risos

Então, fica o meu pedido – e meu desejo que, em 2024, todos tenhamos muitos voos para assistir vários filmes e séries!