Durante uma viagem aos Estados Unidos, em algum momento, você irá comer um hambúrguer. Esse tipo de lanche está muito presente na cultura norte-americana, seja nos churrascos de fim de semana ou nas muitas hamburguerias que existem pelo país. Mas você sabia que existem redes regionais pelos EUA, muito típicas e que você praticamente só encontra em determinados estados? Então prepare o roteiro da road trip pelos Estados Unidos e vamos conhecer cinco hamburguerias para incluir no seu cronograma de viagem.

In-N-Out

Começando por uma muito regional mesmo. Quando estiver na Califórnia, o In-N-Out precisa estar na lista de restaurantes a se visitar. Não, ele não é meu hambúrguer favorito dessa lista, mas era um dos que eu precisava provar como californiana temporária. Essa rede surgiu em Los Angeles em 1948 e foi a primeira hamburgueria drive-thru do estado, segundo a companhia. Até hoje, a maioria das unidades está na Califórnia. Mas você encontra alguns In-N-Outs em Las Vegas e no estado do Arizona, e algumas isoladas no Colorado, no Texas, em Utah e no Oregon.

X-salada simples, porção e batata frita e copo de refrigerante em cima de uma bandeja de plástico.
As palmeiras do copo de bebida são marca da rede In-N-Out Burger e estampam até tênis

O menu básico à sua escolha é: hamburguer simples, cheeseburger e o Double-Double (dois hambúrgueres e duas fatias de queijo). O In-N-Out ganhou a fama de ter um “menu secreto”, mas, de acordo com a empresa, é apenas a possibilidade de personalizar o seu lanche com mais patties, mais queijo, ou tirar o pão (sim, isso mesmo). Para mim, foi uma janta divertida após uma partida da NFL. Mas para várias celebridades, essas hamburguerias são um marco de estar em território californiano.

Shake Shack

Essa rede de Nova York tem meu hambúrguer favorito da lista. No melhor estilo de Manhatthan, o Shake Shack começou como um carrinho de hot dog no Madison Square Park no início dos anos 2000. E, hoje, domina listas de melhor rede de hamburguerias dos EUA. Atualmente, já está presente em vários estados norte-americanos, e até mesmo em outros países (inclusive nas Filipinas, que, diga-se de passagem, tem sua própria rede local de fast food, a Jollibee). Mas com 90 unidades no estado de Nova York, ela terá para sempre essa associação regional. Em Las Vegas, por exemplo, ele fica junto ao MGM NY NY (advinha qual o tema desse hotel…).

Foto de hambúrguer com queijo e bacon e porção de batata frita em bandeja de restaurante.
Não sei escolher se tenho mais vontade do hambúrguer ou da batata frita. haha (Foto: Thomas Habr/Unsplash)

O serviço no Shake Shack é o formato de quick service, que você paga no caixa, pega sua bandeja no balcão e senta onde quiser. Mas o cardápio é bem completo, com diferentes tipos de lanches e com opção vegetariana. E seu próprio molho especial (risos), o ShakeSauce.

Five Guys

Essa hamburgueria não é exatamente regional. Assim como a Shake Shack, já existe por todo o país e em alguns lugares da Europa e da Ásia. Mas é muito típica dos EUA. Surgiu em 1986, em Washington, DC (inclusive, o Barack Obama esteve em uma das unidades da capital norte-americana) e é um hambúrguer da lista de favoritos. Eles só usam hambúrgueres frescos (sem ser congelados). E funciona assim: você escolhe o tipo de lanche que quer (cheeseburguer, bacon burger, hambúrguer simples, etc.) e tem várias opções de adicionais, como picles, molhos, jalapeño… acaba que todo lanche é preparado ao seu gosto, na hora. Para quem ama uma batatinha frita (tipo eu), a do Five Guys é uma porção generosa, feita em óleo de amendoim.

Copo de papel com o logotipo da rede de hamburguerias Five Guys e pratinho de papel com amendoins na casca.
O Five Guys também ficou conhecido por ter amendoim grátis para os clientes consumirem enquanto esperam os lanches. (Foto: Elodie AGODOR/Unsplash)

Umami Burger

Bastante popular na California, essa lanchonete também está presente em Chicago e em Nova York (ou, se preferir, no Japão e nas Bahamas. risos) Eu conheci essa rede em Los Angeles, onde ela surgiu, indicada por amigos que queriam o hambúrguer trufado, temperado com ingredientes que ressaltam o sabor umami dos pratos. E é bem gostoso! Um pouco mais “modinha” do que o melhor hambúrguer do planeta, mas vale a experiência, por ser um desses restaurantes muito comuns em uma região dos EUA.

Bob’s Big Boy

Se você for beatlemaníaco, essa indicação é para você! Essa rede já teve hamburguerias em quase todo o país, mas agora, existem apenas poucas unidades na Califórnia. Uma delas fica em Burbank, perto dos estúdios da Warner Bros. e relativamente perto dos estúdios da Disney. Além de ter o estilo bem diner de filme, com um estilo retrô charmosinho, e hambúrgueres tradicionais, mas bem gostosos, a Bob’s Big Boy de Burbank tem um charme a mais: uma “mesa dos Beatles”. Isso mesmo. Em 1965, durante uma turnê pelos Estados Unidos, os garotos de Liverpool pararam na lanchonete antes de shows no (maravilhoso) Hollywood Bowl. Desde então, uma mesa dos fundos tem uma plaquinha que indica os famosos visitantes. Mas seja nesse booth muito requisitado ou em qualquer uma das mesas, o Bob’s Big Boy vale a visita quando você estiver na Califórnia.

Estátua grande do big boy, garoto propaganda da rede, com seu macacão xadrez, segurando uma bandeja e um hambúrguer.
Queria ter tirado uma foto com essa estátua e me contive? Queria. Logo, preciso voltar. (via Wikimedia Commons)

Claro que há muitas outras redes de fast food deliciosas pelos Estados Unidos. E algumas que temos por aqui também (e, por isso, evitei colocar na lista, como a Johnny Rockets). Então coloquei na lista somente aquelas que ficaram muito associadas a um determinado estado norte-americano. E aí, qual te deu mais vontade de conhecer? Comente aqui se já foi em alguma dessas lanchonetes!