Quem visitar a Japan House São Paulo até o fim de novembro encontrará uma exposição cintilante. “Equilíbrio” é uma instalação inédita que usa mais de 9 mil balões para criar um percursos por onde os visitantes podem circular. Essa é a primeira vez que uma instalação da dupla japonesa Daisy Balloon, formada por Rie Hosakai e Takashi Kawada, é exibida em São Paulo. Além disso, ela foi construída especialmente para o espaço no térreo da Japan House. Os milhares de balões formam uma obra com 11 metros de comprimento e mais de três metros de altura.

Natureza

A dupla se inspirou na natureza para construir a estrutura. O tom cintilante dos balões se deve a uma película polarizada que cobre a camada externa. Por isso, segundo os artistas, quando a luz reflete na obra, as cores que surgem causam um efeito semelhante ao da aurora boreal.

Além disso, tem outro elemento inspirado na natureza: o fato que a obra vai mudando ao longo do tempo. Segundo Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e Diretora Cultural da Japan House São Paulo, o formato dos balões remete a gotas de água e nuvens de chuva. “O público poderá presenciar a passagem do tempo ao longo da exposição deuma forma diferente, já que a tendência é que os balões murchem e modifiquem a instalação de forma sutil a cada dia”, complementa Natasha.

Vale comentar que a exposição conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição, libras e elementos táteis. Tem inclusive um modelo do balão na área externa à exposição que pode ser sentido pelos visitantes. A exposição fica em cartaz de 28 de setembro a 28 de novembro de 2021, com entrada gratuita. Você pode reservar a entrada com horário marcado pelo site, embora não seja obrigatório. Também é grátis e você recebe um QR code que pode apresentar no celular para entrar no prédio. Isso é muito útil, porque a número de visitantes permitidos segue reduzido por causa da pandemia de coronavírus.

Aliás, vale dizer que Japan House São Paulo é um dos pontos que devem fazer parte de um roteiro por São Paulo. Localizado no começo da Avenida Paulista, o espaço funciona de terça a domingo e tem entrada gratuita. Além das exposições, sempre ligadas à cultura e à sociedade japonesas, a Japan House SP conta ainda com um café e um restaurante japonês.