Quando a gente fala em Holanda ou Países Baixos, aposto que uma das primeiras coisas que vem a sua cabeça é: tulipa! É ou não é? As flores são símbolo do país – e são mesmo lindas! E da última vez em que estive por lá, tive a chance de ir até o Kenkenhof, conhecido como o maior parque de tulipas do mundo.
Keukenhof – o parque
Aberto ao público desde 1950, o Keukenhof fica em Lisse, a cerca de 40 quilômetros de Amsterdã. Pertinho do aeroporto internacional da cidade. Todos os anos, são plantados manualmente cerca de sete milhões de bulbos de flores – sendo as principais as tulipas, é claro. E tem de todas as cores – o parque é enorme e é simplesmente incrível!
Como as tulipas florescem apenas na primavera, o parque só fica aberto por cerca de 50 dias ao ano. Sim, é isso mesmo! As datas variam de acordo com as floradas, mas em geral começam entre o fim de março e início de abril e vão até maio. Por conta da pandemia, o parque esteve fechado nos últimos anos, mas para os próximos é interessante conferir o site deles para saber das datas.
A melhor data para ir é mais ou menos no meio da época da florada. Isso porque no início nem todas as tulipas desabrocharam ainda. E no final muitas delas já morreram. No ano que eu fui, o parque abriu no meio de março – era a época em que eu estaria na cidade. Ou seja, nos primeiros dias de abertura do parque. Por conta disso, nem todos os canteiros estavam totalmente cheios ainda.
Além disso, quem já foi pra Amsterdã sabe: parece que é seeempre frio por lá – a cidade é quase imune ao verão (haha). Então quanto mais cedo você for, mais frio estará o clima. E muitas das árvores ainda estarão sem folhas. Quem vai mais pro fim de abril ou início de maio consegue pegar as árvores mais verdinhas e um clima mais quente.
Mas não me arrependo – foi uma ótima experiência mesmo assim.
O passeio em Keukenhof
Estando lá dentro, você tem disponível uma área imensa para explorar. Além dos jardim, há também animais, como ovelhas e lebres. Tem também algumas instalações artísticas, cafés, restaurantes e alguns pavilhões com mais flores. Isso porque eles tem também concursos de flores e coisas do tipo.
Você pode andar a vontade por lá e tem também a possibilidade de alugar bicicleta ou fazer um passeio de barco. Essa parte do barco passa por alguns jardins de tulipas que, pelas imagens que já vi, parecem incríveis! Acabei não fazendo porque essa parte do parque ainda não estava florida o bastante. De toda forma, tem tulipas de todas as cores, em jardins com diferentes formatos.
Como chegar lá? Como se planejar?
O parque fica aberto das 8h às 18h30. E quem sai de Amsterdã leva mais ou menos uma hora para ir e outra pra voltar. É um parque bem grande – eu reservaria pelo menos umas três ou quatro horas para ficar por lá. Ou seja, somando tudo, é um passeio de um dia todo, sim. E para evitar filas na bilheteria, recomendo comprar os ingressos antes – isso pode ser feito no site do parque ou mesmo nos quiosques turísticos que você encontra em Amsterdã. Em geral, os ingressos custam cerca de 17 euros.
Para chegar lá, você pode comprar a ida e volta em ônibus turístico mesmo – eu, sinceramente, considero a opção mais cômoda. Custa cerca de 39 euros e você só precisa se preocupar com os horários da saída do ônibus mesmo, sabendo que vai chegar por lá numa boa sem se perder. Mas quem preferir pode fazer o trajeto usando transporte público também – basicamente você precisa pegar o ônibus 397 (conhecido como “ônibus do aeroporto”), o mesmo que vai até Schiphol. Só que invés de descer lá, você desce no ponto Hoofddorp. E de lá, pega o Keukenhoff Express 859, que te deixa no parque. Os valores são bem similares ao do ônibus do tour – que é bem mais fácil.
Vale a pena fazer o passeio?
Valeeee! Super! A não ser que você não goste de flores, é claro. Do contrário, se você estiver em Amsterdã na época em que o parque está aberto, eu super recomendo. Se estiver na cidade com crianças também acho que é uma ótima ideia – o parque é enorme e imagino que os pequenos curtam bastante o passeio.
Deixe uma resposta