O elevador demora uns 12 segundos. E são mais de 200 metros de altura. A Fernsehenturm em Berlin (torre de TV) é um dos pontos mais visitados da cidade. E de lá dá pra dar um bizu na cidade toda. Só que é uma MARATONA subir até o topo.

Claro, você não cansa fisicamente, já que os elevadores são absurdamente velozes e até dão aquela pressão no ouvido. O que cansa é a MENTE. Sabe por quê? Você precisa entrar numa fila que pode não ser das menores. Primeiro você fica na fila pra pegar o ticket e pagar por ele (acho que sai uns €12 por pessoa, não muito barato).

No seu ticket haverá um número. Guarde-o. Depois, você precisa ficar de olho em paineis eletrônicos espalhados neste lugar que informam, por aquele número do ingresso, quando será sua vez de subir. Eles dividem por BLOCOS DE NÚMEROS. A cada 50, se não me engano). Aí você verá lá que sua vez de subir é só daqui UMA HORA.

Aí haja criatividade pra passar o tempo. Vale sair, bater umas fotos da torre do lado de fora, ir até uma estação que fica em frente, olhar umas lojas, e aí voltar pra ver se passaram, tipo, uns 20 minutos. É um saco esperar. Poderia ser pior, claro, pelo menos eles te avisam o horário exato da sua hora de subir.

Ok, quando chegar a sua hora (TAN DAN!), você ainda precisa esperar mais. Já do lado de dentro, após mostrar o ticket, uma fila se forma em frente aos dois elevadores. A estrutura interna, antes de subir, é bonita, mas antiga. Aí é só embarcar e se você piscar já vai ter chegado no topo.

Lá em cima não é muito diferente dessas torres que existem em várias cidades do mundo. 360 graus de vista pra cidade e enjoy your view. Tem um café também lá pra matar a vontade do povo. Só sei que após esperar mais de uma hora pra subir, em 20 minutos já havíamos descido.

Confesso que essas torres com vista de 360 graus são interessantes, mas bem melhores durante o dia ou ao entardecer. Até chegamos de dia nessa, mas depois de tanto tempo na fila, não há luz natural que resista. O dia precisou descansar também, né?