Quem viaja, sabe! Tem sempre aquele parente/amigo/namorada/namorado/mãe/pai/cachorro que pede uma lembrança de viagem pra você. Pode ser um pedaço do muro de Berlim, pode ser uma torrezinha Eiffel. Sei lá, o que vale é a sua criatividade pra achar um souvenir bacana.
Acho difícil escolher souvenirs pros outros, sério. Mas confesso que normalmente lembro mais em trazer pros outros do que pra mim mesmo. Tenho pouquíssimas lembrancinhas que trouxe pra mim das viagens que fiz. E, em vez de comprar aquela bolinha de vidro que quando você chacoalha, parece nevar dentro, eu prefiro trazer souvenirs mais, digamos, roots pra casa.
Pedra é lembrança de viagem?
O que curto de verdade é pegar algo (permitido, claro) do local que estou visitando e ver se seria viável trazer. Uma lembrança que, toda vez que eu bata o olho, me faça lembrar daquele lugar (jura?). Pedras, sim, PEDRAS, sim, P-E-D-R-A-S, cabem perfeitamente nesse conceito.
Minha primeira experiência como pedreiro viajão que coleta pedras foi na Nova Zelândia, em janeiro de 2009. Fomos à praia de Kaikoura, na ilha sul, pertinho de Christchurch. Pirei, porque tem pedras no lugar de areia.
E são pedras preciosas ovais, redondas, lisas, bonitas. Por que não trazer uminha só pra casa? Quer souvenir mais sem preço do que esse? (clichê? sim, mas tudo bem).
Hoje, a pedra FIGURA num ponto de destaque no meu apartamento. Curto muito, parece que quando ponho ela na mão, sinto a energia daquela praia.
Tipo as conchas que a gente pegava na praia, levava pra casa, e que a mãe dizia que o barulho que saía dela, quando encostávamos o ouvido, é o do mar onde ela estava, sabe?
Não paguei nada. Trouxe no bolso. E tem um valor emocional gigante.
O verdadeiro presente de grego
Numa praia em Atenas, na Grécia, no fim de 2010, também fiz dessas. O lugar é lindo, também é uma praia de pedras no lugar de areia, e tem um visual de fazer chorar o mais frio dos homens (sou muito escritor mess).
Não me lembro o nome da prainha, mas resolvi fazer uma COLETA risos.
Por que não pegar uma dessas pedrinhas do chão e levar pra casa? Pedras desiguais, brancas, bem parecidas com a que você encontra na rua aqui, mas essa tem sotaque grego (e não é um presente de grego risos). Não é a pedra em si, sabe? Ou a beleza dela. É ‘O QUÊ’ ela representa. Aí que tá o segredo.
Pra mim, lembrança serve pra te remeter ao ambiente de novo. Pra te fazer sentir sempre a energia daquele lugar novamente. E vejo/sinto isso muito forte nas pedras.
Ok, minha casa não é cheia de pedras. Não sou colecionador de pedras. Mas foram essas as que senti necessidade de trazer comigo (como se levasse uma parte dos lugares junto) naqueles momentos. Quando sentir que devo trazer alguma outra, em outro lugar, assim farei.
Ah, e já trouxe uma pedra de Paris pra um amigo que me pediu uma vez. Souvenir grátis, cheio de significados e carregado de energia. Mesmo sem custo algum, não dá pra não viajar no tempo ao olhar pra ela, né? Acho que essas são as verdadeiras lembrancinhas.
Nome técnico das pedras arredondadas…= Seixo Rolado…. os geologo pira na lembrancinha de pedra…. !!!!