Já fiz algumas seleções de títulos para ler por aqui – como essa com 25 histórias de países variados e essa aqui sobre Japão e Coreia. Mas faltavam algumas sugestões locais, né? Então fiz essa terceira lista com sete sugestões de livros para viajar pelo Brasil. Vamos?
Livros para viajar pelo Brasil
São Paulo (SP)
Para a maior cidade do Brasil, escolhi dois títulos que amei! Para começar, Suíte Tóquio, da Giovana Madalosso, que alterna duas narrativas: os pais, desesperados com o sumiço de Cora, a filha; e a babá, Maju, que sequestra a pequena. Além desse, recomendo também Copo Vazio, em que a autora Natalia Timerman conta a história de Mirela, uma mulher assombrada pela ausência de Pedro – depois de alguns meses de relacionamento, ele some sem motivo. Tentando entender o que aconteceu, ela anda pela cidade em busca de alguma pista.
Região da Chapada Diamantina (BA)
Bom, como vou fazer uma lista de livros brasileiros sem incluir esse fenômeno que é Torto Arado? Impossível! Afinal, o livro vendeu mais de 100 mil cópias – num país que não lê, isso é um número absurdo! E merece a fama: o livro é maravilhoso. Nele, Itamar Vieira Jr. conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, que vivem em uma região quilombola na Bahia. São tantas questões interessantes ligadas a essa história – escravidão moderna, reforma agrária, família, violência doméstica, religiões de matriz africana… Fica até difícil incluir tudo nessa descrição. Só leiam!
Além disso, o livro vai ser adaptado para as telas e vai virar série e filme em breve.
Pirenópolis (GO)
Apague a Luz se For Chorar, da Fabiane Guimarães, é o romance de estreia da autora. E eu achei uma ótima estreia! Rápido, fácil de ler e zero clichê, esse livro conta a história de uma mulher que retorna à pequena cidade de Pirenópolis para resolver as pendências da morte dos pais. Mas não só: o livro tem um quê de mistério que é bem legal!
Porto Alegre (RS)
Sinceramente, os dois livros que escolhi para Porto Alegre são apenas maravilhosos! O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, e Marrom e Amarelo, do Paulo Scott, são dois dos melhores livros que li ultimamente. E ambos tratam da temática do racismo. Enquanto em O Avesso da Pele quem nos conta a história é Pedro, um estudante que perdeu o pai, um professor, assassinado em uma batida policial, em Marrom e Amarelo, acompanhamos a saga de dois irmãos. A diferença é que, mesmo ambos sendo negros, um deles tem a pele mais clara que o outro. As duas narrativas são incríveis! Recomendadíssimas.
Rio de Janeiro (RJ)
Para mim, um dos livros mais emblemáticos que retratam o Rio de Janeiro é A Vida Invisível de Eurídice Gusmão. Mas como já indiquei ele por aqui, não quis repetir. Então indico um outro título do qual gostei bastante também: Sol na Cabeça, do Geovani Martins. Essa é uma coletânea de 13 contos em que ele mostra muito da vida nas comunidades e favelas cariocas. Uma das coisas que acho mais interessantes é que os estilos entre os textos são bem diferentes.
Esses foram alguns dos livros que li recentemente e que gostei muito! Se você tiver outras sugestões, em especial brasileiras, deixa aqui nos comentários! Quem sabe não fica para a próxima lista?
Deixe uma resposta