Só de ler esse título já me deu fome. A comida tailandesa está entre as que mais gosto no mundo todo. Os temperos são muito marcantes, os cozinheiros usam muito a mistura do doce com o salgado e os ingredientes, normalmente, são muito frescos. Por isso, saiba o que comer numa viagem à Tailândia pra sair de lá de estômago cheio e alma abraçada.

Antes de mais nada, vale lembrar que a maioria das refeições no país custa muito pouco. Dá até pra almoçar por U$ 2! Prepare a fome e se ligue na lista obrigatória de delícias tailandesas que você precisa provar. E, calma, nem tudo é apimentado, viu?

Pad Thai

Preciso abrir a lista com a comida que é uma instituição do país assim como as maravilhosas praias. O Pad Thai é um macarrão de arroz, bem levinho, normalmente servido com alguma carne (porco, frango ou camarão) – ou na opção vegetariana, com tofu – tudo misturado com amendoim, ovo mexido e broto de feijão. Dependendo da receita, o cozinheiro também coloca outros vegetais que incrementam o sabor.

Pad Thai

Todo restaurante serve esse prato que é uma explosão de sabores na boca. Um muito famoso em Bangkok é o Thipsamai, restaurante de rua bem concorrido e que fica ao lado de outro ponto muito movimentado da capital tailandesa: o Jay Fai, primeiro restaurante de comida de rua do mundo a ganhar uma estrela Michelin.

O Pad Thai do Thipsamai está entre os mais famosos da Tailândia e já comemos diversas vezes. Ele é um pouco mais caro do que em outros lugares, por exemplo, mas vale a experiência. Sim, esse prato é feito em panelões (woks) e servido em praticamente todas as feirinhas e barraquinhas que você encontrar pela frente. E, confesso, que foi nesses locais mais simples onde provei os mais saborosos.

mercado flutuante pad thai
Tem Pad Thai preparado até dentro de barco, num mercado flutuante

Pineapple Rice

Antes de tudo, preciso dizer que essa é a minha comida tailandesa favorita. Se você tiver que experimentar apenas um prato numa ida à Tailândia, invista nesse. A ideia é simples: um arroz frito, misturado com alguma proteína e temperos, servido dentro do abacaxi.

O mais tradicional é feito com camarão na receita. Além disso, o arroz vem com a crocância de castanhas de caju, com o sabor marcante do shoyu e, também, com muita cebolinha. O incrível é misturar tudo isso, raspando os pedaços do abacaxi/prato, trazendo um toque agridoce delicioso.

Nas praias, é mais fácil de encontrar essa gostosura nos menus.

Pineapple fried rice Tailândia

Nesse meio tempo, entre idas e vindas à Tailândia me deliciando com esse prato, descobri um restaurante tailandês em São Paulo que serve um arroz frito no abacaxi tão bom quanto os que comi na Ásia. Quando puder, visite o Thai E-San, prove o Pineapple rice e me conte o que achou.

Tom Yum Soup

Se você é fã de sopa e de comida apimentada, esse prato junta o melhor desses dois mundos. Enfim, tomar essa sopa é sentir uma infinidade de sabores ao mesmo tempo: e isso é, realmente, mergulhar fundo na culinária tailandesa.

Nessa sopa, também encontrada como Tom Yam nos cardápios, predomina a picância das pimentas, o frescor do capim-limão, o sabor marcante do molho de peixe e o azedinho das folhas de limão Kaffir. Tudo é cozido junto com camarão, na maioria das vezes, e servido fervendo.

Antes que você me pergunte “como eu vou tomar uma sopa quente no calorão da Tailândia?”, eu te digo: vai na fé. A explosão de sabores é tão incrível, que vale cada colherada.

Mieang Pla Tub Tim

Desde já, preciso dizer que esse tá entre os pratos mais gostosos que já provei na vida – o que não é muito difícil quando se trata de comida tailandesa risos. Só comi o Mieang Pla Tub Tim uma vez, no Salathip – restaurante incrível que fica no hotel Shangri-la, em Bangkok.

A apresentação já impressiona. São pedaços de camarão empanados (e peixe também) que você coloca em folhas de couve e vai misturando e embrulhando com pitadas de outros sete ingredientes: como castanha de caju, limão, coco seco e pimentas. Então, basta fazer uma trouxinha com tudo isso e comer.

Mieang Pla Tub Tim prato tailandês

Saudades de sentir essa explosão de sabores disputando espaço no seu cérebro, sério. É sensacional e eu recomendo uma ida a esse restaurante, mesmo que você não esteja hospedado no luxuoso Shangri-la Bangkok, só pra comer esse prato.

Coconut Ice Cream

Já falei quais pratos (salgados) você precisa comer numa viagem à Tailândia, né? Que tal terminar esse tour gastronômico com uma sobremesa? Não, não é a tradicional Mango Sticky Rice – o arroz pegajoso com pedaços de manga, outra comida muito famosa por lá. Resolvi, agora, sugerir o tradicional sorvete de coco.

À primeira vista, pode parecer simples demais, mas tem um charme. Esse sorvete, super leve e com sabor marcante da fruta, é servido dentro de um… coco. Sim! Você come o seu sorvete e o pote é uma casca de coco verde. A melhor parte está nas laterais internas: raspe a polpa com a colher e misture no sorvete, servido com amendoim. Dá pra encontrar essa delícia em qualquer ferinha simples de rua.

Coconut Ice Cream Bangkok

Essa é mais uma experiência para se lembrar e ter saudades, assim como os templos incríveis, as praias paradisíacas e os restaurantes chiques. Na Tailândia, você vai perceber que quanto mais simples o passeio, mais gostoso ele pode ser.