O principal destino chileno está entre as cidades mais bonitas (e organizadas) da América do Sul. A vantagem pra nós? Fica relativamente perto do Brasil e pode ser visitada num simples feriadão, por exemplo. Por esse motivo, resolvi mostrar nesse post o que fazer em Santiago, a incrível capital do Chile, caso você esteja indo pela primeira vez.
Tem cultura, comida, vistas incríveis… Não faltam opções de passeios por lá. Então, vamos juntos?
O que você precisa saber antes de ir
Antes de mais nada, esse post aqui pode tirar as suas dúvidas sobre o que saber antes de ir ao Chile. Leva dólar ou real? Onde se hospedar? Qual a melhor época pra visitar a capital do Chile?
Já aviso que é bom você separar, pelo menos, uns quatro dias do seu roteiro exclusivamente para conhecer Santiago.
O Mercado Central
Que tal começar a sua visita estimulando seu olfato e seu paladar? Pra isso, programe uma ida ao famoso Mercado Central de Santiago. Ele fica num prédio histórico de 1872. Ali, do lado de fora, misturada com a emblemática arquitetura, tem uma infinidade de verduras, legumes e frutas (não deixe de provar as cerejas, são deliciosas!).
Então, chegou a hora de desbravar o lado de dentro, onde estão badalados restaurantes e banquinhas que vendem desde os mais variados frutos do mar até pedras preciosas (!). O Mercadão de Santiago não é tão “ão” assim, mas vale muito a visita. Se quiser almoçar, saiba que os preços são um pouco mais altos do que em restaurantes que ficam ali perto, por exemplo.
Prepare-se pra ser abordado com frequência por funcionários de restaurantes, mostrando os cardápios com belos pratos de centolla – o famoso crustáceo laranja que tem sabor parecido com o de lagosta – e, também, por pessoas oferecendo passeios turísticos.
Prove essas empanadas
Ali, bem do lado do Mercado Central de Santiago, tem um empório muito conhecido. O Emporio Zunino fica numa esquina e tem empanadas famosas, que estão entre as melhores da cidade. Mas o cardápio vai muito além do salgado que fez a fama do local: tem massas frescas, pizzas, folhados… Prove e depois me conte o que achou.
Endereço: Paseo Puente, 801.
Plaza de Armas
Entre as opções do que fazer em Santiago, logicamente está a Plaza de Armas. Dá pra ir caminhando do Mercadão até a praça, que é o centro histórico da cidade. Ela é cercada por uma infinidade de prédios históricos – ali, ainda é possível visitar a Catedral Metropolitana e a bela Agência Central dos Correios.
Invista algumas horas de caminhada sem pressa pelas ruas da Plaza de Armas, admirando os diversos monumentos e os artistas de rua.
Cerro San Cristóbal
Para chegar ao topo do morro, você pode pegar o funicular – tradicional vagão puxado por cabos de ferro. A entrada principal fica no bairro Bellavista, no final da Calle Pio Nono.
Lá em cima, é possível ter uma vista incrível de toda Santiago e, enfim, da Cordilheira dos Andes. Mas, caso tenha mais tempo, pode aproveitar para conhecer a Praça Central do parque, o Santuário, o Jardim Japonês, o zoológico, e até fazer a descida usando o teleférico.
Casa La Chascona
Esta é uma das casas onde o famoso poeta chileno Pablo Neruda morou. Ele construiu a estrutura em 1953 para sua amada (secreta) Matilde Urrutia. O, hoje, museu tem uma arquitetura que lembra um navio e seu jardim é incrível.
Vale a visita pra conhecer mais da história do escritor e passear pelos aconchegantes cômodos do local. O museu-casa fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.
Patio Bellavista
Quer almoçar ou curtir um happy hour num lugar gostoso e agradável? Vá ao Patio Bellavista, que reúne vários restaurantes, lojinhas e atrações. O Patio lembra as tradicionais praças de cidades europeias e fica pertinho da Casa La Chascona.
Palacio de La Moneda
A sede do governo chileno também merece a sua visita. Enfim, o Palacio de La Moneda é um dos prédios mais importantes da América do Sul. Lembre-se que dia sim, dia não, ainda é possível acompanhar a cerimônia de Troca da Guarda.
Centro Cultural La Moneda
No subsolo do Palacio, fica o moderno Centro Cultural La Moneda. Só por isso já vale a sua visita. A construção é recente, de 2006.
O que fazer em Santiago vai muito além da capital
Primeiramente, conhecer e aproveitar Santiago são essenciais numa visita ao Chile. Mas da própria capital chilena é possível contratar passeios de um dia até pontos próximos conhecidos e imperdíveis, como um tour pelas deliciosas vinícolas ou a ida até a deslumbrante região de Cajón del Maipo.
Estar em Santiago é ver e sentir de perto a cultura sul-americana. E sempre com a possibilidade de voltar para curtir mais e mais.
Deixe uma resposta