Esta vai ser a quarta vez que piso na terra da felicidade. O país, que é cheio de praias paradisíacas, comida maravilhosa, belos templos e aventuras inesquecíveis, vai te receber de braços abertos logo na sua primeira vez por lá! Mesmo assim, é bom você ficar atento ao que se deve saber antes de ir à Tailândia, né?
O país não exige visto
A Tailândia não exige visto para brasileiros que visitam o país por até 90 dias, seja a turismo ou a negócios.
Lembre-se que o seu passaporte deve ter pelo menos seis meses de validade a partir do dia que você desembarcar por lá. Então, é só pesquisar as passagens e bora pro Sudeste Asiático!
Faz muito calor
Em primeiro lugar, prepare uma mala com roupas leves. De preferência de mão!
O calor é muito forte! Clima quente e úmido! Em Bangkok, por exemplo, o mês mais quente é abril (com temperaturas entre 27° e 35°).
Evite viajar para lá durante o período das monções (das fortes chuvas) que vai de abril a outubro.
É uma maratona até chegar lá
Não há voo direto do Brasil para a Tailândia. Sim, seu destino está lá do outro lado do mundo, por isso, pelo menos uma conexão você terá de fazer.
A média de tempo gasto com deslocamento entre São Paulo e Bangkok, por exemplo, é de umas 24 horas. Normalmente, os voos podem fazer conexões na Europa ou nos Emirados Árabes.
Você trocará de avião e pode até tentar descolar um stopover num desses destinos intermediários e, de quebra, conhecer uma nova cidade e relaxar um pouco do longo voo. Que tal?
Por isso, não deixe pra comprar as passagens em cima da hora – elas normalmente são caras! Pesquise com antecedência e fique bem atento ao tempo total (contando todos os voos até chegar lá).
Vacina da febre amarela
Tome a vacina! Porque se você é brasileiro, logo ao desembarcar na Tailândia (em Bangkok, por exemplo) e antes de passar pela imigração, será obrigado a preencher um formulário e entregar no Controle de Saúde (Health Control) do aeroporto.
Junto desse formulário, você deverá apresentar seu certificado de vacinação contra a febre amarela. Agora, a vacina é vitalícia e o certificado internacional pode ser emitido online mesmo, pelo site da Anvisa. Chega ao seu e-mail em alguns dias! (o meu chegou em 24 horas).
Dica: imprima o certificado ainda no Brasil e leve o papel com você, anexado ao seu passaporte, para não perdê-lo.
A moeda tailandesa é o baht
Na atual cotação (novembro de 2019), 1 dólar equivale a cerca de 30 bahts.
Passeios, alimentação, transporte e até hospedagem costumam ser muito baratos na Tailândia – mesmo quando convertemos pro real.
Uma dica: troque alguma quantia já no aeroporto, nos Exchange que ficam após a passagem pela imigração. A cotação não será muito mais alta do que nas casas de câmbio no centro da cidade.
Compre um chip de celular
Depois de trocar dinheiro, compre um chip de celular com internet no aeroporto mesmo. Você pode escolher por período (sete dias… um mês) e a internet 4G é ilimitada e rápida! Vale a pena pra estar sempre conectado e ficar de olho nos apps que te ajudam a se locomover pela cidade.
Como é o transporte
Bangkok é abastecida por muitas linhas de metrô, de monotrilho, de ônibus… As passagens são baratas, principalmente nos ônibus. Então, use o Google Maps pra descobrir qual é a melhor linha até onde você quer ir.
Agora, se prezar por conforto, lembre-se que motoristas por aplicativo na Tailândia usam o Grab.
É parecido com o Uber e funciona muito bem, por um preço justo! É importante saber disso antes de ir à Tailândia para não perder tempo tentando chamar um Uber (já aconteceu comigo!).
Vá além de Bangkok
Se decidir conhecer as famosas praias tailandesas, uma sugestão é pegar um voo na capital e desembarcar em Krabi 1h25min depois. Rápido e barato também!
Ao norte do país, fica a segunda maior cidade: Chiang Mai. Além dos 300 templos espalhados, é possível passar um dia inteiro convivendo com elefantes!
Por isso, pesquise bem sobre o Santuário e descarte qualquer passeio ou atividade que ofereça aquele “clássico”e triste passeio nas costas do elefante. O animal sofre e você não quer compactuar com isso, né?
Use a abuse das massagens
Você vai encontrar uma casa de massagem em cada esquina! Elas podem ser simples ou verdadeiros spas. Mas uma coisa é certa: não importa o estilo, será a melhor massagem da sua vida.
Aproveite, custam pouco e te revigoram pra encarar mais um dia de caminhadas e descobertas por esse país de povo tão incrível!
Agora que você leu o que precisa saber antes de ir à Tailândia, pode ter certeza de que irá se apaixonar!
Tenho muita vontade de ir. Mas dá pra ir sozinha? É tranquilo? O que acham?
Gosto demais de acompanhar vocês e das dicas. Vocês me inspiram !
Você curte viajar sozinha? Então vá! A Tailândia é super receptiva com os turistas e você vai adorar, temos certeza! 😀