É isso: mal terminou a edição em Paris e eu já estou pensando nos próximos Jogos Olímpicos. E, em 2028, os jogos serão em Los Angeles – uma cidade imensa, cheia de lugares que a gente conhece dos filmes, mas que são muito diferentes na vida real. Planejar uma viagem para lá requer bastante pesquisa: onde você se hospedar vai impactar em quanto tempo você vai ficar se deslocando entre os locais turísticos. Aliás, é bom já se preparar: em LA, seu principal modo de deslocamento será o carro. Dá para rodar a cidade de transporte público? Sim, mas são viagens demoradas (a menos que criem um esquema especial para 2028. Seria ótimo!).

Dica do Viajão: Sabia que o que a gente costuma chamar de Los Angeles, na verdade, é uma Região Metropolitana? Santa Monica, Hollywood, Beverly Hills, e os muitos outros nomes que associados a LA são municípios diferentes. Portanto, as regras podem mudar de um lugar para outro, e é sempre bom ficar atento a orientações específicas, por exemplo, em relação a locação de apartamentos, horários de funcionamento e regras de trânsito.

Além de impactar no seu deslocamento, cada região da grande área de Los Angeles tem um estilo. E, regra para qualquer decisão relacionada a estadia, uma escolha de hospedagem bem feita ajuda a construir muitas boas memórias. Sendo assim, conheça um pouco das principais regiões de Los Angeles, para já ir planejando sua aventura (seja ela olímpica ou férias mesmo).

Letreiro de Hollywood nas colinas de Los Angeles.

Hollywood

Eu aposto que, quando você pensa em Los Angeles, está pensando na esquina das avenidas Hollywood e Highland. É ali que montam o tapete vermelho do Oscar para que os convidados entrem no Dolby Theatre (localizado dentro do Ovation Hollywood). Bem do lado, fica o TCL Chinese Theatre (cinema com as famosas mãos e pés registradas no concreto na entrada) e por onde passa a calçada da fama (que se estende por muitos quarteirões e em vias laterais). É uma região com diferentes restaurantes e lojas, mas pode ser movimentada demais para alguns estilos de viagem. Boas referências de onde se hospedar por ali são as duas estações de metrô que passam pela Hollywood Boulevard (embora sejam poucas estações na cidade, é uma alternativa interessante para encurtar alguns trajetos).

West Hollywood (WeHo)

Se você seguir a Sunset Boulevard, chega a West Hollywood, conhecida pela vida noturna e lojas descoladas (não é mais descolado usar essa palavra, né?). Eu não consigo pensar nesse trecho da avenida sem pensar em Entourage (porque cruzei com o elenco filmando por ali) e em Whisky a Go Go (a balada na Sunset Boulevard que deu origem ao nome da música, no caso). É uma escolha popular para quem quer estar perto de Hollywood sem estar na parte mais movimentada.

Beverly Hills

Luxo, marcas famosas, e mansões de celebridades old school. Beverly Hills é tudo isso. É aqui que você vai encontrar a Rodeo Drive (direto de Uma linda mulher), restaurantes chiques e alguns dos hotéis mais caros de Los Angeles, como o famosíssimo The Beverly Hills Hotel, onde acontece o Globo de Ouro. Muitas ruas nessa municipalidade são super tranquilas e restritas – e não muito convidativas para turistas, na prática. Se optar ficar por aqui, previra o trecho mais popular da Rodeo Drive.

Santa Monica

Essa é a área para famílias e quem quer ficar perto da praia. O píer de Santa Monica é ponto turístico, e toda a área costeira desse trecho é cheia de restaurantes e lojinhas. A praia em si é uma faixa de areia bem longa que fica em desnível em relação à parte caminhável, e não é uma praia de agito. O endereço para usar de referência é a conhecida Third Street Promenade. É uma boa região para quem quer turistar por Los Angeles e terminar o dia com vista pro mar. (Aliás, a série Baywatch pode ter ganhado o nome SOS Malibu no Brasil, mas as gravações eram em Santa Monica, tá?)

Venice Beach

Já Venice Beach é completamente outro perfil de praia. Festas, esporte, arte, tudo acontece ao mesmo tempo por aqui. O calçadão de Venice é famoso por artistas de rua, pistas de skate e lojas ecléticas. Embora característico do imaginário que a gente constrói de Los Angeles, tem um estilo mais alternativo. Importante ter isso em mente se for se hospedar nessa região.

La Brea/Fairfax 

Essa região é uma das minhas favoritas em Los Angeles. Tem um equilíbrio interessante de restaurantes e lojas, além de dois shoppings que figuram pouco na lista dos turistas e são bons passeios: The Original Farmers Market e The Grove. Também está cheia de galerias e museus: o LACMA é excelente para quem curte arte; e o La Brea Tar Pits é uma escavação ativa de fósseis, super legal para quem vai com crianças. Tem fácil acesso às principais atrações da cidade, e está relativamente perto do centro da cidade.

Panorâmica de Los Angeles com Downtown LA ao centro
DTLA é bem fácil de identificar no skyline de Los Angeles…

Downtown Los Angeles

DTLA é um centro movimentado, cheio de escritórios e que acaba atraindo pessoas na cidade a trabalho. Portanto, você vai encontrar uma variedade até que interessante de hotéis e restaurantes. Algumas das atrações nessa área são o Walt Disney Concert Hall, o museu The Broad e a Olvera Street, rua histórica em El Pueblo, onde a cidade de Los Angeles foi fundada. Como toda cidade grande, o centro é uma região onde não dá para sair andando sem rumo. Algumas partes dessa área não são recomendadas para turistas. Aliás, em geral, não seria mais atrativo para um turista se hospedar. Mas como a maior parte dos eventos esportivos de LA 2028 deve acontecer em arenas nessa região, ganhou espaço nessa lista.

Aliás…

Com foco nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028

University Park (Área da USC)

Com a proposta de não construir novos estádios para os Jogos Olímpicos, diversos eventos vão acontecer na University of Southern California (que eu conheço como um dos principais cursos de Cinema dos EUA). Tem boas atrações turísticas, como o California Science Center e o Exposition Park, outro ponto que deve receber eventos durante as olimpíadas de 2028. Normalmente, seria uma dica de passeio e não de hospedagem. Mas, mais uma vez, se seu foco forem mesmo os jogos, pode ser uma opção interessante.

Inglewood/Culver City

Mais um item da lista: um turista comum provavelmente não ficaria nessa região. Mas como as provas de natação e basquete devem acontecer em arenas em Inglewood, pode ser que você queira ficar ali perto. E são boas regiões! Existem opções de restaurantes, cafés, lojas… e para, quem é da história do cinema, os estúdios da Sony Pictures Studios ficam em Culver City e podem ser visitados.

Os estúdios são excelentes passeios em Los Angeles para quem curte cinema, aliás.

Long Beach

É comum que as pessoas aproveitem a costa ao sul de Los Angeles em day trips. Mas não é uma região muito procurada por turistas em férias comuns por Los Angeles. Só que, como esse é um guia surgiu com foco em 2028, há um porém: alguns jogos, como os de tênis, devem acontecer em Carson; e boa parte das provas de remo e canoagem estão previstas para serem realizadas em Long Beach. Então saiba que, se for se hospedar em Long Beach, dá também para visitar o Queen Mary, um transatlântico histórico que virou museu e hotel, e o Aquarium of the Pacific.

Já a canoagem slalom será realizada muito, mas muito longe daí, em Oklahoma City. Sim, em outro estado. O motivo seria para não construir uma nova estrutura na Califórnia, de acordo com as propostas de Jogos Olímpicos sustentáveis.

No entorno de Hollywood

Para você, que quer conhecer Los Angeles em outras épocas, ou não está tão preocupado em estar no centrinho da cidade, há outras regiões legais de conhecer.

Silver Lake

Essa é uma área mais residencial, ao leste de Hollywood. A vibe é hipster, local, indie. De certa forma, tem mais a cara da Los Angeles do dia a dia do que os pontos turísticos. Está em uma boa localização para turismo: perto de Hollywood, perto do estádio dos Dodgers no Echo Park, no caminho pro Griffith Park…

Malibu

Esse é um trecho costeiro, com paisagens incríveis (e mansões aproveitando a vista). As faixas de areia são bem diferentes de Santa Monica, com mais praias pequenas que você acessa por escadarias ou trilhas. É longe do movimento da cidade e bom para curtir cenários típicos da Califórnia.

Burbank / Studio City / North Hollywood

Atrás das colinas de Hollywood, há algumas regiões que você talvez visite procurando alguma experiência de cinema. Ou se quiser encontrar restaurantes charmosos e uma vibe cidade pequena. Em Burbank, ficam os grandes estúdios da Warner Bros. e os clássicos estúdios da Disney. É uma cidade com bons restaurantes e com um acesso fácil ao Griffith Park, ao Zoológico de Los Angeles e a vários parques. Pertinho de Burbank fica North Hollywood, que é cheia de cafés e restaurantes e passeios – e cuja minha memória mais forte é de ter um cinema que servia chá. Já Studio City abriga algumas celebridades os estúdios e parques de diversões da Universal Hollywood, além de comércios e restaurantes. Não costuma ser rota dos turistas, mas é onde de fato estão os estúdios de Hollywood, risos.

Pasadena

Pasadena é uma cidade charmosa localizada a nordeste de Los Angeles, que você talvez conheça por ser onde moravam os personagens de The Big Bang Theory. É conhecida pelo distrito de lojas e restaurantes de Old Pasadena, além de ser onda fica o estádio histórico Rose Bowl. Se tiver tempo por Los Angeles, vale a visita.

Marina del Rey

Marina del Rey, localizada perto de Venice Beach e de Culver City, é uma área conhecia por ter uma das maiores marinas do mundo. Mas tem também parques e restaurantes para quem gosta de ficar hospedado perto do mar.

Que tal usar nosso link para pesquisar seu hotel na booking.com? Assim você contribui para o nosso trabalho!