Todas as minhas viagens são acompanhadas de alguma playlist especial. E tem músicas que te lembram lugares, seja pela energia, pelas experiências pessoais – e também pelas letras! Ou vai dizer que ouvir “New York, New York” não te faz pensar na cidade? Ou Sampa, Paris, Hotel California… Nesses meses caseiros que temos vivido, as músicas podem ser uma fonte de inspiração para viajar sem sair de casa.
Um dos meus artistas favoritos, Passenger, sempre comenta como ele escreveu essa ou aquela música e muitas são inspiradas por viagens que ele fez ou lugares que visitou. E toda vez que eu ouço uma música que fala de um destino específico, eu fico tentando imaginar como é a cidade e o que deu origem àquela letra. Por isso, a mais nova playlist do Viajão é toda inspirada em músicas que tem localidades no título. E como algumas foram mencionadas mais de uma vez, que tal descobrir um pouco sobre a relação entre as músicas mais citadas na nossa enquete nada científica no Instagram e os destinos aos quais elas se referem? Prontos para essa viagem musical?
A playlist completa, com várias ideias de cidades e países para visitar no futuro, está no Spotify. As músicas seguem uma ordem de continentes, mas como essa volta ao mundo virtual não precisa se preocupar com logística de viagem, o modo aleatório funciona bem também. =)
Nova York, EUA
“Empire State of Mind” – Alicia Keys, Jay Z
A mais citada na semi-enquete, essa música tem mesmo uma energia nova-iorquina. Ou melhor, essas músicas. “Empire State of Mind” foi lançada pela Alicia Keys e o Jay-Z em 2009. E tem uma “Part 2” só da Alicia Keys, lançada em 2010. O título é um trocadilho com nome do estado de Nova York (apelidado de Empire State) e com um “estado de espírito”. E de fato, essa música sempre me faz pensar na cidade, no Empire State Building, e em comer um hambúrguer do Shake Shack pertinho do Museu de História Natural de NY.
Em 2019, antes da pandemia de covid-19, a cidade de Nova York recebeu mais de 60 milhões de turistas. São incontáveis filmes, séries, livros e músicas que cantam essa cidade de sonhos. Em uma visita futura à cidade, coloque na lista os museus deslumbrantes (Museu de História Natural, Metropolitan Museum, MoMA e Guggenheim); coma pizza no Artichoke Basille’s, hambúrguer no Shake Shack, hotdog e pretzel na rua; visite bares e restaurantes que foram cenários famosos; e coloque nossa playlist pra tocar no fone de ouvido enquanto caminha nos parques e praças públicas – destaque para o High Line, na 10th Avenue, e o Bryant Park, perto da NY Public Library.
Londres, Inglaterra
“London Calling” – The Clash
De Nova York, a gente viaja para Londres com a segunda música mais citada. E, realmente, cidade + música costuma resultar em “London Calling”, lançada pelo The Clash em 1979. Vamos combinar que a letra dessa música é um pouco menos animadora que a anterior. A banda britânica é conhecida pelos temas políticos nas suas canções. Essa música reflete algumas angústias do final da década de 1970 e é como se fosse uma transmissão de rádio de um futuro distópico imerso em caos. E uma curiosidade: a frase “London Calling” faz referência a como a rádio BBC iniciava as transmissões durante a Segunda Guerra Mundial.
Não é novidade para leitores assíduos do Viajão que eu sou apaixonada por Londres. Foi o destino da minha primeira viagem mais longa, sozinha, e que está no alto da minha lista de rolês memoráveis. Para mim, é imperdível na cidade aproveitar os museus gratuitos (o British Museum é um dos meus favoritos, o Natural History Museum é lindo, a National Gallery é charmosíssima), as peças de West End, os parques (com uma xícara de chá para aquecer) e os pubs. E eu vou parar por aqui, porque a lista de lugares para conhecer em Londres é interminável.
Viena, Áustria
“Vienna” – Billy Joel
Essa canção do Billy Joel foi lançada em 1977. Mas ela está muito presente na cultura pop dos anos 2000, aparecendo na trilha sonora de “De Repente 30”, na série da Netflix “The Politician”, e também em vídeos do TikTok. Em entrevistas, Billy Joel disse que a música foi inspirada por uma visita a seu pai, que mora em Viena, na Áustria, ao observar uma senhora de 90 anos varrendo a rua. E que a posição do país na geografia e na política europeias, como uma encruzilhada, também é um elemento simbólico para a letra. De acordo com o músico, é uma canção sobre amadurecer, virar adulto, perceber a passagem do tempo.
Nunca estive em Viena, mas a cidade de moradores como Mozart, Beethoven, Schubert e Freud, com palácios, museus, a famosa Ópera de Viena e todos os cenários de “Antes do amanhecer” (um dos meus filmes favoritos) me parece um excelente lugar para refletir sobre a vida.
Califórnia, EUA
Mais um levantamento nem um pouco científico #DataRachel mostrou que tem muitas músicas com Califórnia ou Los Angeles no nome. O que faz todo sentido, porque o Golden State é realmente maravilhoso. E como eu sou 118% parcial no meu gosto por essa região, reuni essas músicas todas que vocês indicaram (e mais algumas da minha playlist californiana) em um só lugar, para quem também sonha com uma viagem por esse estado norte-americano. Tá lá no Spotify.
A música mais citada mesmo foi “California”, do Phantom Planet, lançada em 2002. Ela foi tema da série The O.C., que se passava em Orange County, no sul da Califórnia. O foco da canção é uma viagem de carro pela US-101, rodovia ao longo da costa californiana. Entre San Francisco e San Diego, são muitos lugares para conhecer à beira-mar – se for em uma road trip, melhor ainda. Pelo caminho, está a minha adorada Los Angeles, que também é tema de muitas canções. Outra viagem interessante é sair de L.A. e ir até o Parque Nacional de Joshua Tree, ou atravessar o Death Valley ou o Deserto de Mojave. E aí, cruzar a divisa de estado com Nevada e ir até Las Vegas. Destino, aliás, que gera toda uma outra playlist…
Alguma música ficou fora da lista? Comenta aqui qual música inspirada em um destino mais aparece nas suas playlists.
Deixe uma resposta