Recentemente, li uns livros que envolviam protagonistas viajando pelo mundo. E confesso que me desapontei bastante. Devia ter me concentrado nas dicas no @livrosdamarina… Por algum motivo, esses personagens sempre caem em esteriótipos. E o mais comum é sobre viajar sozinho. Ou são pessoas extremamente inocentes; ou são ridiculamente extrovertidos e destemidos. Ou seja: não são pessoas reais. Por isso, resolvi escrever sobre as minhas experiências.

Toda vez que conto de alguma viagem que fiz sozinha, ouço perguntas. Você não se sentia solitária? Como você se organizou? Claro que explorar o mundo em grupo é muito legal, mas eu verdadeiramente adoro viajar por conta própria também – e vou tentar explicar o porquê. E desde já, se você pensa em embarcar numa viagem solo, mas tem dúvida de como fazer, deixe sua pergunta e vamos conversar! E deixe sua sugestão de livros sobre viagem nos comentários.

Viajando sozinha acabei tendo um trem de Londres inteiro pra mim…

Mitos sobre viajar sozinho

  • * Você não precisa ser super extrovertido.
  • * Não precisa ser uma viagem curta. Nem longa.
  • * Você vai ter chance de comer fora e sair à noite.
  • * Ficar em hostel não é a única opção (mas pode ser uma boa).
  • * Muito mais gente viaja sozinho do que a gente imagina.
  • * Existem vários destinos bons para quem viaja sozinho.
  • * Você não vai ser a única pessoa sozinha no rolê.

O importante de qualquer viagem é que ela tenha a sua cara. E quando você viaja sozinho, isso é ainda mais importante. A boa notícia é que isso também é mais fácil.

Como viajar sozinho – quando se é tímido

Antes de continuar, acho importante dizer que eu sou tímida. Eu não sou boa em puxar papo e fazer amizades aleatórias. Mas sempre acabei fazendo amigos em viagens. Talvez nem todos tenham sido pra vida toda, mas por aqueles cinco dias, já tava bom o suficiente.

É importante saber ficar sozinho, já que a companhia não é garantida. Mas eu percebi que, pra cada pessoa tímida no rolê, tem pelo menos umas três que gostam de puxar papo.

Outra coisa importante é que muita gente viaja sozinha. É a gente que, viajando em grupo, nem sempre percebe. E aí, esses viajantes solitários muitas vezes se agrupam pra ir num restaurante, num bar, ou circular por estações de metrô. Sabe outra coisa curiosa que acontece fora do Brasil? Algum brasileiro te ouve falando português e pronto. Amigos. =)

Nesse grupo de caçada a auroras boreais, quase todo mundo estava viajando sozinho.

Até agora, nenhuma das viagens que fiz sozinha me desanimou quanto à experiência. Aliás, eu peguei gosto logo na primeira delas, quando tive que chegar alguns dias antes dos meus amigos em Buenos Aires. Depois fui pro Reino Unido sozinha, para a Patagônia Argentina, para o norte da Europa, turistei sozinha por São Paulo, por Brasília, por Los Angeles…

Há pontos negativos…

Acho que a pior parte de viajar sozinho é organizar o orçamento. Embora você tenha a liberdade de fazer o que você quiser e o seu cartão de crédito permitir, algumas coisas saem mais caras para quem está desacompanhado. É o caso de táxis, quartos individuais de hotel e viagem de navio, por exemplo.

Outra coisa que você precisa levar em conta é quanta bagagem vai levar. Não vai ter ninguém pra ficar olhando pra você no aeroporto na hora de ir ao banheiro, nem pra te ajudar a carregar. (E aí, ajuda muito aquela bela mala de mão…)

Um desafio é variar as selfies…

…mas muitos pontos positivos

Você controla seu horário e seu dinheiro. Dá pra gastar mais em passeios que te atraem e menos naqueles que não fazem seu estilo.

E, se por um lado, tem coisas que custam mais para quem viaja solo, costuma ser bem mais fácil conseguir mesa nos restaurantes e vaga nos passeios. Nos parques de diversão dos EUA, por exemplo, há brinquedos com fila single rider. E aí, quem tá desacompanhado, vai muito mais rápido pra frente da fila – e pro próximo brinquedo.

Aliás, o roteiro é todo seu. Para onde você quer ir dessa vez?

Esse é o ponto de partida para pensar numa viagem toda com a sua cara. Num próximo post, vou falar um pouco da escolha de destino e de hotel pra quem viaja sozinha. 

Você já foi viajar sozinho? Como foi sua experiência?