Nos últimos meses, quem não foi obrigado a rever seus planos de viagem, que atire o primeiro passaporte risos. Viajar na pandemia tem exigido muito mais cautela e preparação (e até coragem pra muita gente!).

Mas, caso você queira encarar uma viagem nesses tempos tão difíceis mesmo assim, lembre-se que o ato de fazer as malas já vai ser diferente. Então, com tudo pronto e pra curtir tudo em segurança, basta seguir as seis dicas que eu trago aqui nesse post.

Tudo é experiência própria, da nossa última viagem feita em janeiro pelo litoral do Rio e de São Paulo.

Alugue uma casa

Logo após definir o destino da sua aventura, você começa a pesquisar onde vai ficar hospedado, certo? Pois o fato de viajar na pandemia exige uma atenção ainda maior nessa hora. Então, por que, ao invés de escolher um hotel, você não aluga uma casa exclusiva só pro seu grupo / família?

casa em Paraty

Numa casa, você controla a sua “bolha” e não precisa dividir espaços com “estranhos”. Além do mais, também pode cozinhar suas próprias refeições e manter um determinado isolamento “do mundo exterior”.

Viaje de carro

Os aeroportos estão cheios. Os voos também! Não existe distanciamento ou limite de ocupação nas aeronaves durante a pandemia. Chega a dar agonia voar nessa época, mesmo que você siga todos os protocolos de segurança, como uso de máscaras e álcool gel. O maior problema será o desrespeito ao distanciamento entre as pessoas…

Por outro lado, viajar de carro mantém você mais protegido de tudo isso. Escolha pegar a estrada sem medo – você pode até alugar um carro. Assim, você não precisa compartilhar ambientes fechados com muitas pessoas diferentes, como num avião ou até num ônibus.

viajando de carro por Bonito

E, com o carro, você ainda pode fazer paradas estratégicas pra conhecer lugares no meio do caminho, né?

Conheça lugares perto de você

Programe-se para conhecer destinos que ficam perto da sua casa e que sejam confortáveis para serem desbravados de carro. Se estiver em São Paulo, por exemplo, que tal ir até cidades do litoral que você sempre deixa “pro próximo feriadão” ou explorar os lugares que ficam perto das divisas com o Rio de Janeiro ou Minas Gerais?

Aposto que no seu próprio estado tem aquela cidade turística que você ainda não conseguiu conhecer. Viajar pra lá na pandemia pode ser o melhor a se fazer pra evitar riscos e garantir sua segurança.

Evite fins de semana e feriados

O ideal é escolher viajar na “baixa temporada” ou durante a semana, quando a chance de encontrar menos gente no mesmo destino é maior. De nada vai adiantar tomar todos os cuidados, se você for pra um lugar que estiver muito cheio.

cachoeira privada em Paraty

Manter o distanciamento será praticamente impossível. E o que você menos quer é aglomeração durante uma viagem que é pra ser relaxante e segura, né?

Tá sentindo falta de alguma outra dica importante? Compartilha com a gente nos comentários \o/

Cuide com a higiene ao viajar na pandemia

Ao fazer as malas, lembre-se das suas companheiras inseparáveis dos últimos tempos: as máscaras! Coloque várias (laváveis ou descartáveis), umas três por dia. Não deixe, também, de levar saquinhos higienizados pra armazená-las.

passeio no centro histórico de Paraty
Passeio com máscara pelo centro de Paraty, RJ

Outro item indispensável é o álcool gel! Divida o desinfetante em alguns frascos pequenos (nem sempre você vai encontrar uma pia com água e sabão por perto). Álcool líquido pra desinfetar superfícies também pode ser uma boa.

Se preferir, pra se sentir ainda mais seguro, leve sua própria roupa de cama, o seu travesseiro e o seu cobertor. Isso pode ajudar a manter o seu sossego total na hora do descanso.

Preserve sua “bolha”

Evite SEMPRE os passeios que tenham muita gente. Parece óbvio, mas de nada adianta viajar na pandemia e seguir as dicas acima se, no destino, você fizer programas junto de outros grupos. Priorize sua segurança e a saúde de quem estiver com você.

Escolha fazer passeios exclusivos, sempre. E prefira sempre fazer suas refeições em casa mesmo. Mas, caso queira conhecer um restaurante específico, vá no horário mais cedo possível (assim que abrir) pra evitar aglomerações.

Pronto! Tendo responsabilidade e seguindo sempre as dicas de saúde, dá pra curtir um pouquinho. Mas, se ainda estiver inseguro, não se precipite e deixe sua viagem pra quando tudo estiver melhor. Afinal, os destinos que queremos conhecer continuarão sempre por lá nos esperando, né?