Talvez esse assunto de hoje seja o mais “assunto fácil de se resolver” desse blog de todos os tempos risos. Isso porque tirar o visto pro Egito é comparado a você comprar uma balinha na banca de jornal. É muito fácil pra não dizer que é quase uma piada.
Fui pro Egito ano passado. Já contei algumas histórias por aqui sobre a bagunça que é aquele lugar e não seria diferente no quesito sistema de estrangeiros e vistos no aeroporto, o caos na Terra.
Antes de viajar eu já tinha pesquisado muito sobre o tal do visto, que pode ser tirado aqui no Brasil também, nos consulados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ligando pro Consulado no Rio, depois de muitas tentativas de falar com alguém que não falasse árabe (!!), consegui a informação que eu podia tirar o visto lá em Cairo, na hora que eu chegasse. Maravilha! Melhor pra mim que sou de Curitiba e não iria precisar viajar pra uma dessas cidades.
Levei tudo que os sites diziam pra eu levar. Foto 3×4, tinha que ter um passaporte com validade superior a 6 meses e o certificado de vacina de Ferbre Amarela. Esse certificado é fácil de tirar. Você vai em qualquer posto de saúde da sua cidade e toma a vacina da Febre Amarela e fala que é por questão de viagem internacional. Eles vão te dar um comprovante dessa vacina assinada pelo posto de saúde. Aí você leva esse comprovante pra Anvisa. Eles vão validar esse comprovante e vão te dar o Certificado Internacional de Vacinas e Profilaxia. É tudo bem rápido, você consegue fazer isso em um dia. Meu caso eu validei na Anvisa do aeroporto de Guarulhos mesmo.
Aí tranquilo. Cheguei em Cairo \o>. Cheguei com vários turistas húngaros, já que tinha pego meu vôo de Budapeste. Fui andando seguindo o fluxo, nenhuma plaquinha dizendo sobre vistos e estrangeiros. Continuei andando até chegar no corredor da imigração. Mostrei meu passaporte e a mulher falou: “Você precisa de visto.” (cêjura? pensei). “Você vai naquele guichê e tira seu visto” continuou a moça. Chegando no guichê, com todos os documentos na mão o árabe apenas falou: “15 dólares.” Aí eu dei 15 dólares e perguntei se não queria a foto, ver o certificado de vacina ou meu passaporte. Ele apenas me deu um adesivo e não respondeu minha pergunta.
Cheguei novamente pra mulher da imigração, entreguei o adesivo, ela pegou e colou no meu passaporte e fui liberado. Ninguém viu meu nome ou minha foto ou meu certificado de vacina. Simplesmente comprei um adesivo pra deixar o passaporte mais bonito hahahaha.
Resumindo, a bagunça no Egito é generalizada. Lembrando que esse visto é válido por 90 dias. Não sei se alguma coisa mudou de lá pra cá, mas parece que eles não tão ligando muito pra isso. Pelo menos não é um visto difícil de tirar visto que é fácil (tudumts). Então boa sorte, boa viagem e vá visitar as pirâmides. Aquele abrass.
Ps.: Também não preenchi nenhum formulário que dizem que tem que preencher. Sou um cara sem lei no Egito?
Que tranquilidade, hein? Isso é que é visto bom, rápido e barato! 🙂
ahahaha. pois é. agora o termo é “mais facil que tirar visto no Egito” ahahaha