Desde o momento que defini minha ida ao Chile, tinha uma coisa que eu não abria mão de fazer: o tour astronômico no Atacama! Isso porque o deserto é considerado um dos melhores lugares do mundo para se observar o céu. A falta de luzes da cidade e de poluição ajudam muito – e de fato, é verdade: o céu é maravilhoso, inteiro pontilhado de estrelas.
Curiosamente, uma vez que foi um dos passeios que mais gostei de fazer por lá, tenho pouquíssimas fotos de lá. As poucas que ficaram boas são essas que estão nesse post. Minha viagem já tem alguns anos, o iPhone que faz fotos noturnas era apenas um sonho haha. Além disso, todo o tour é feito no escuro total – é super difícil programar câmeras, uma vez que qualquer luz que você acende acaba atrapalhando os demais. Mas um dia eu volto para fazer mais imagens.
Como é o tour astronômico no Atacama?
O tour inclui transporte de San Pedro de Atacama até o local do observatório, onde estão uma série de telescópios. Esse trajeto é curto, leva cerca de 20 minutos. Chegando lá, o tour começa com o guia explicando um pouco sobre as constelações – se você gosta de história, vai amar! Eu amei real, foi muito especial!
Depois disso, é possível observar os astros com os telescópios ali disponíveis. Importante dizer que esse é o maior parque de telescópios para observação pública na América do Sul e nele está também o maior telescópio da América do Sul. O Atacama é considerado um melhores lugares do mundo para se observar o céu. Ou seja, é um privilégio estar lá – e vale muito a pena.
Precisa reservar com antecedência?
Sim! Enquanto muitos tours como o do Vale de la Luna podem ser reservados na hora, o tour astronômico é bem concorrido. Ou ao menos era na época que eu fui. Em todo caso, assim que você confirmar sua viagem, recomendo já enviar uma mensagem para a agência com a qual você gostaria de fazer o passeio para checar as datas e disponibilidade. Eu fiz com a agência Space Tours.
Outra dica que eu sou é a de tentar reservar para os primeiros dias da sua viagem. Isso porque esse é um passeio sujeito às condições climáticas – se estiver nublado, o tour é cancelado. Então, se isso acontecer com você, você ainda tem chance de conseguir remarcar antes do fim da sua viagem.
Tour astronômico: informações úteis
Como disse aqui em cima, esse passeio foi feito com a Space Tour. Então é essa a referência usada neste post. Lembrando, é claro, que existe uma infinidade de agências por lá, de todos os estilos e valores, então você pode pesquisar quando chegar ao vilarejo.
Horários: inícios a partir das 21h (tem vários por noite e pode variar de acordo com a estação), o tour dura cerca de 2h30.
Preço: 25.000 pesos chilenos (cerca de R$ 200, cotação em abril/21) por pessoa.
Inclusos: transporte, guia (há tours disponíveis em inglês, espanhol e francês) e chocolate quente.
Clima: bem frio! Vá com roupas quentes, uma vez que o tour é praticamente todo ao ar livre.
Recomendo: luvas, touca e bota quente (se tiver bota com solado de borracha e forrada, melhor ainda).
Deserto do Atacama: organize sua viagem
Abaixo, vou deixar linkados todos os posts que já fiz sobre a viagem para facilitar a vida de quem está planejando sua ida:
- O que levar na mala para o Deserto do Atacama?
- Começando: Vale de la Luna e Vale de la Muerte
- O céu do Atacama: tour astronômico
- Lagunas Altiplanicas: uma das paisagens mais lindas do deserto
- Termas de Puritama: lugar incrível para relaxar no Atacama
- Laguna Cejar, a Lagoa com mais sal do que o Mar Morto
- Gêiseres El Tatio: paisagem impressionante no deserto
- Salar de Tara (ou Rota dos Salares): a paisagem típica do deserto
Deixe uma resposta