Imagine uma rua lotada de jovens, cheia de bares e restaurantes, com músicas altas que se misturam nos ouvidos e repleta de barraquinhas de comida tailandesa – e de insetos comestíveis também! Então, esta é a Khao San Road, a rua mais badalada de Bangkok.
Um passeio por ela, à noite, vai te fazer entender a fama que a capital tailandesa tem quando o assunto é vida loka.
O recanto dos mochileiros
A Khao San Road tem apenas 397 metros de comprimento. Sim! É um tamanho inversamente proporcional à sua fama. Mesmo tão curta, consegue reunir centenas (por que não milhares?) de pessoas todas as noites que estão em busca de diversão na cidade. E diversão é o que mais tem nesse verdadeiro ponto turístico que ferve com as mais variadas festas.
O público principal são jovens mochileiros turistas (eu ouvi “viajões”?). Mas viajantes mais velhos também têm vez. Afinal, as opções são praticamente infinitas, pra agradar todo mundo mesmo… ou não! Talvez você se irrite com a quantidade de poluição visual e sonora e queira sair correndo dali o mais rápido possível kkkk
O que tem pra fazer
Os dois lados da rua são repletos de restaurantes, bares, pubs e baladas. Se estiver por ali à noite, talvez você acabe escolhendo um desses lugares como um “refúgio”, pra fugir da multidão que se aglomera do lado de fora. Neste caso, dá pra entrar, comer e beber com um pouco mais de calma, só observando o intenso movimento de pessoas.
Lógico que minhas experiências na Khao San Road foram sempre antes da pandemia, quando aglomerações eram só um incômodo – e não um risco à saúde. Inclusive, nas quatro vezes em que passeei pela rua, sempre cheguei empolgado e saí esgotado. Porque a intensidade desse lugar acaba cansando depois de algumas horas.
A música é bem alta e invade a rua inteira. Aliás: as músicas. É uma misturança, como se fosse uma disputa de som entre os bares e baladas. Até música brasileira já ouvi por lá (Tchê tchê rê rê tchê tchê).
Bora comer escorpião?
Pois é, é na Khao San Road que os turistas mais corajosos costumam provar uma iguaria que os tailandeses NÃO comem no dia a dia: espetinho de escorpião. No país famoso pela saborosa comida de rua, de vastos mercados flutuantes e até com restaurantes badalados de estrela Michelin, muita gente vai à Tailândia querendo provar escorpião e outros semelhantes, como aranhas, baratas e larvas… Embrulhou seu estômago?
Como é
Só provei o espetinho de escorpião na primeira vez em que estive na Tailândia. Encarei como um “batismo” risos. Você escolhe a iguaria numa das barraquinhas, no meio da Khao San Road. O atendente pega o espetinho com o escorpião e apenas “finaliza” o prato, arrancando a cauda com ferrão e temperando o bicho com um pozinho saborizado.
Então, você faz o que estava ou não esperando: come. A textura é meio borrachuda, não é crocante. E o sabor é apenas o do tempero colocado por cima. As patas são a parte mais difícil de mastigar.
Conseguimos dividir um em três pessoas. Só valeu pra contar pros outros e narrar aqui, porque não tem nada de mais mesmo.
Lojas e massagens
Nem só de comidas, bebidas, festas e músicas vive a Khao San Road, a rua mais badalada de Bangkok. Ao passear por ela, você vai perceber muitas lojas e barraquinhas de roupas, chapéus e bonés, e também pontos de massagem!
Sim, em meio à caótica experiência, você pode parar e fazer uma deliciosa massagem tailandesa. É meio paradoxal: você ali, deitado numa espreguiçadeira, na calçada, em outra dimensão, recebendo uma massagem, enquanto o mundo vibra em alto e bom som ao seu redor.
Hospedagem
A Khao San Road também tem vários hotéis e hostels pra quem curte se hospedar no meio do fervo. Durante o dia, a rua fica menos movimentada, é claro, mas lembre-se sempre que, à noite, tudo se transforma. Leve em conta as festas que rolam até altas horas quando optar por uma hospedagem ali. Se procurar sossego, obviamente, procure outras alternativas.
Uma alternativa mais tranquila: Rua Rambuttri
A apenas 200 metros de caminhada, paralela à Khao San Road, fica uma outra rua com vida noturna bacana, mas bem menos agitada: é a Soi Ram Butri.
Ali, você vai encontrar um clima menos caótico, sem muita muvuca, com diversos bares e restaurantes deliciosos. Inclusive, muitos têm música ao vivo num volume mais “agradável”. Enfim, todo aquele esgotamento que a Khao San Road provoca, você não vai sentir na Rambuttri.
É bom lembrar que, além da vida noturna movimentada, a Rambuttri também tem hotéis e pousadas com visuais bem descolados e bonitos. É uma boa alternativa pra se hospedar, se você quiser ficar perto do agito, mas sem enfrentar o caos na hora de descansar.
Ah! E durante o dia, esta rua também acaba sendo mais tranquila. E, por ali, as opções de lojas e massagens são tão variadas quanto na Khao San Road.
Que conclusão eu tirei
Uma passada na Khao San Road sempre é válida quando se está em Bangkok. Se estiver na vibe da curtição, aproveite! Mas, se quiser apenas sentir o agito da rua mais badalada da capital tailandesa, vá até lá e depois se jogue na Rambuttri pra curtir com mais tranquilidade.
E uma curiosidade: na primeira vez que fomos, estávamos com uns amigos tailandeses. O que ouvimos deles foi: “Khao San Road? Ah, é a rua dos turistas”. Pois é, aprendemos que a noite que os tailandeses verdadeiramente gostam nem sempre é aquela que se vê na rua mais famosa de Bangkok.
Deixe uma resposta