Já pensou em desbravar terras – e águas – com muita cultura, história e praias paradisíacas (como as tailandesas) que não ficam tão longe assim do Brasil? É só olhar, literalmente, pro norte e focar. Vou te contar como programar um roteiro de 10 dias para conhecer algumas das principais atrações do México.

El Zócalo: a Praça da Constituição e a Catedral Metropolitana, na Cidade do México
Marco zero da capital mexicana: El Zócalo

Fiz essa viagem em 2016 e ainda juntei com outros quatro países que ficam ali perto, na América Central (no total, foram 30 dias viajando!). Mas, nesse post, vamos ficar atentos apenas às aventuras mexicanas. Arriba!

Um roteiro de 10 dias pelo México começa na Cidade do México

Saímos de São Paulo com destino à encantadora Cidade do México. Então, sugiro que você separe os primeiros cinco dias pra conhecer a incrível capital mexicana.

Percebeu que, nas duas vezes em que citei o destino, usei adjetivos bem positivos pra defini-lo? Pois é, não é exagero! Tem tanta coisa pra fazer (e comer e beber) por lá que você também vai se encantar. 

Onde se hospedar 

Antes de falar sobre as atrações, é bom você escolher um bom bairro pra ficar na imensa cidade. A primeira dica, é escolher um lugar com estação de metrô perto, já que o trânsito na Cidade do México é bem caótico.

Bairros indicados pra hospedagem:

  • Centro histórico
  • Juárez
  • Cuauhtémoc
  • Tabacalera
  • Zona Rosa
  • Polanco
  • Condesa
  • Santa Fé
  • Roma

Agora, chegou a hora de começar o passeio pelas terras mexicanas.

O que fazer entre os dias 1 e 5 de viagem

El Zócalo e arredores

Você pode começar seu primeiro dia na Cidade do México indo até el Zócalo, onde fica a Praça da Constituição (James Bond já perseguiu inimigos por ali, na cena de abertura de “007 contra Spectre”).

Ali, na praça, também ficam a Catedral Metropolitana (belíssima por fora e por dentro) e o Palácio Nacional, que é a sede do Poder Executivo Federal do México.

Lá dentro, você vai ver os incríveis murais pintados pelo artista Diego Rivera (que foi casado com Frida Kahlo).

Murais de Diego Rivera, no Palácio Nacional do México.

É bom saber que as visitas turísticas ao Palácio são permitidas de terça a domingo, das 9h às 17h. Fecha às segundas!

Aproveite pra comer em um dos vários restaurantes que estão nos prédios que circulam o Zócalo (experimente o Cocina Central 1812, é delicioso).

E depois desbrave a pé as ruas do Centro Histórico ali perto, onde estão o lindo Palacio de Bellas Artes e uma infinidade de lojas, bares e museus.

Centro histórico da Cidade do México
Ruas do Centro Histórico

Museu de Antropologia

Aliás, por falar em museus, vale visitar o famoso Museu de Antropologia, uma das principais atrações da cidade. O lugar é grande, tem 24 salas e um enorme acervo de muitas relíquias das civilizações pré-hispânicas. Reserve um bom tempo para esta atração.

Museu Frida Kahlo e Mercado de Coyoacán

Estas duas atrações ficam na mesma rua, separadas por apenas duas quadras. Considero ambas indispensáveis.

Primeiramente, programe-se pra ir bem cedo ao Museu Frida Kahlo. As filas costumam se formar nas primeiras horas da manhã e podem durar até duas horas. Lá dentro, você vai conhecer mais a fundo a história da mundialmente famosa artista plástica. Inclusive, o (agora) museu foi a casa onde Frida nasceu e cresceu.

Depois, que tal conhecer as mais variadas iguarias mexicanas e, por que não, almoçar no Mercado de Coyoacán? Basta descer a rua a pé e sentir os cheiros e os sabores das muitas barracas de comida e restaurantes.

Nachos com molhos apimentados no México
Um “instituição” mexicana: nachos com molhos beeem apimentados

Inclusive, dá pra provar os famosos chapulines – gafanhotos pequenos e crocantes que servem como tempero ou petisco. São temperados com sal, limão e outras especiarias. Tem coragem?

Lucha libre

Sabe aquela clássica luta livre mexicana, toda encenada, que passava na TV aqui no Brasil nos anos 80 e 90? Então, é uma das grandes paixões dos mexicanos e até hoje e faz muito parte da cultura deles.

Lucha Libre na Arena México

É possível tirar uma noite pra curtir a experiência direto da arquibancada da tradicional Arena México. Compre os ingressos com antecedência (a Ticketmaster mexicana vende) e divirta-se!

As Pirâmides de Teotihuacan

Reserve um dos dias pra fazer esse incrível e imperdível passeio até a Cidade dos Deuses, que fica a 50 quilômetros do centro da Cidade do México.

Dá pra ir por conta própria, que é a forma mais barata. Pra isso, basta chegar até a estação Autobuses del Norte do metrô.

Então, saia da estação, atravesse a rua e siga à rodoviária Terminal de Autobuses del Norte. Aí, é só comprar as passagens para as Pirâmides de Teotihuacan. Avise que vai descer nas pirâmides, assim te indicam o ônibus correto e não há erro.

Teotihuacan, no México

Também dá pra ir até lá contratando passeios privados no seu hotel ou em agências da Cidade do México. É um pouco mais caro e a viagem, normalmente, é feita com vans e outros turistas.

E a maioria desses tours inclui, na ida ou na volta, uma passada pela também interessante Basílica Nossa Senhora de Guadalupe – a segunda mais visitada do mundo! Local de peregrinação para os devotos que querem ver de perto a famosa imagem da Santa.

Se preferir, dá pra ir e voltar de Uber ou táxi.

Sentado na Pirâmide da Lua, em Teotihuacan, México
Da Pirâmide da Lua, observando a Pirâmide do Sol ao fundo, no lado esquerdo

Em Teotihuacan, você vai visitar e sentir a energia da Cidade dos Deuses e poder subir nas tão faladas Pirâmides do Sol e da Lua. Será inesquecível.

Dia dos Mortos

Se você conseguir programar seu roteiro de 10 dias pelo México entre os últimos dias de outubro e os primeiros de novembro, vai ver de perto as comemorações do Día de Los Muertos.

Decoração de Dia dos Mortos, no México
É possível fazer a tradicional maquiagem de caveira – típica da época

As celebrações acontecem entre 31 de outubro e 2 de novembro.

Por isso, vai se deparar com cidades decoradas com caveiras coloridas, altares, alimentos, bandeirinhas… é a forma que os mexicanos encontram pra celebrar a importante data. Tudo porque eles acreditam que, nessa época do ano, um portal se abre entre os mundos dos vivos e dos mortos. Então, as almas voltam à Terra e visitam os amigos e familiares.

Te lembrou o sensacional Viva – a vida é uma festa, da Pixar/Disney?

A realidade é igual à animação cinematográfica: a data é de muita festa e sem melancolia. Interessante de ver de perto!

Você sabia que o Viajão agora tem podcast? Clique aqui e saiba como ouvir nossas aventuras de viagem.

É hora de ir para Cancún

Num roteiro de 10 dias pelo México, não dá pra deixar as maravilhosas praias de fora. Então, bora aproveitar os cinco dias de viagem que ainda restam para curtir tudo que Cancún tem pra oferecer. A melhor maneira de chegar ao badalado destino do litoral mexicano é de avião. E, obviamente, é a mais rápida (2h10 de voo) e nem tão cara assim.

As passagens aéreas entre Cidade do México e Cancún custam entre R$ 350 e R$ 500. Use o Skyscanner pra pesquisar os melhores preços.

 Saiba que: as duas cidades estão separadas por 1.600km

Onde ficar

Em Cancún, a dica é se hospedar em um dos váááários resorts que estão espalhados pela costa, na área conhecida como Zona Hoteleira. Isso faz parte da experiência de se estar em Cancún, né? E tem resort pra todos os tipos, gostos e bolsos.

Zona Hoteleira de Cancún

Sugiro que você busque o que se encaixa no seu perfil usando o Booking.com. Lá, dá pra ver as opiniões de outros hóspedes também. 

Mas vale lembrar: em Cancún, além da praia paradisíaca, também há passeios fechados para localidades próximas que, muitas vezes, duram o dia todo. Por isso, na hora de escolher o seu resort, veja se vale a pena pagar a mais pelo sistema all inclusive – aquele em que as refeições e bebidas já estão todas incluídas.

Veja também: quais são as vantagens de se hospedar num resort em Cancún

Tudo isso porque, caso você queira usar seus cinco dias em Cancún pra fazer passeios, talvez valha mais a pena pegar um resort que não seja all inclusive, já que você vai passar a maior parte do tempo fora do hotel.

O que fazer entre os dias 5 e 10

Curta o resort

Se estiver num resort com tudo incluído, use pelo menos uns três dias para ficar apenas no hotel, relaxando e sem se preocupar com passeios.

Resort em Cancún, México

Enfim, curta as piscinas (são várias, pode apostar), os restaurantes (os resorts costumam ter muitos, de culinárias diferentes, como asiática, italiana, brasileira…), os drinks, a praia de água azul turquesa, a hidromassagem… Enfim, aproveite pra descansar!

Explore a cidade

Há vida fora do hotel em Cancún em um roteiro de 10 dias pelo México. Programe um passeio pelo centrinho da cidade. Que tal ir de ônibus, saindo do seu resort?

Você vai curtir feirinhas, planetário, praças, shoppings. Aliás, o local preferido dos brasileiros para compras é o Mercado 28 – que conta com uma infinidade de lojas e restaurantes.

À noite, reserve um tempo pra curtir a “badalada balada” Coco Bongo. O lugar lota sempre e tem um motivo: a música é animada, não para nunca e tem perfomances nos palcos que ficam no centro da pista de dança e nos arredores. Vale conhecer.

Os tours

Primeiramente, você pode contratar, no seu hotel mesmo, um passeio de um dia (ou mais) pra conhecer ilhas famosas ali perto, como Isla Mujeres.

Ou, pode curtir uma ida ao Parque Eco-arqueológico Xcaret. Ele é temático, fica à beira-mar, dá pra explorar cavernas, fazer flutuação, enfim, são 50 atrações já incluídas no valor do ingresso. Ah! Também é interessante saber que tem algumas atividades pagas à parte, como a com os golfinhos.

Como eu fiquei apenas cinco dias e queria mais curtir o hotel com os amigos (tive um casamento lá também), optei por fazer apenas um tour. E escolhi visitar, durante um dia todo, a cidade maia…

Chichén-Itzá

Saímos de ônibus do resort em Cancún e demoramos pouco mais de duas horas até chegar ao sítio arqueológico, que fica na cidade de Tinum.

Lá, tivemos umas duas horas pra desbravar a antiga cidade maia, os templos e, claro, a famosa pirâmide. Ela é o Templo de Kukulcán.

Templo de Kukulcán, em Chichen-Itzá, no México

Se você conseguir programar sua viagem para Chichén-Itzá na época dos equinócios de outono ou primavera (dias que marcam o início das estações), verá o famoso fenômeno da “descida de Kukulcán” do templo.

Os maias construíram a pirâmide de uma forma que os degraus nas laterais projetam sombras perfeitas nessas datas específicas. Essas sombras lembram uma serpente descendo, do templo que fica no topo, até o chão.

Mas atenção que o evento lota de turista e, caso queira ver de perto, chegue beeem cedo ou fique hospedado em Tinum.

Antes de voltar para Cancún, ainda paramos pra conhecer o famoso cenote Ik-Kil. Cenotes são poços de água formados por rios subterrâneos. As piscinas naturais contrastam com as rochas e a vegetação, criando um cenário incrível e lindo.

Com o dia quase no fim, foi hora de pegar estrada novamente e voltar para o resort. A dúvida era escolher onde descansar: se na praia, tomando uns bons drinks, ou na hidromassagem, relaxando o corpo depois de um dia cheio de atividades. E sem deixar de programar uma volta ao México, para continuar desbravando esse país tão intenso.

Nascer do sol em Cancun, um roteiro de 10 dias pelo México
O nascer do sol à beira-mar, em Cancún

Não deixe de fazer o seguro viagem

Quando planejar um roteiro de 10 dias pelo México, não se esqueça de contratar um seguro viagem! Que tal cotar com o nosso parceiro Seguros Promo? Reservando por este link, você garante sua tranquilidade e também ajuda o Viajão®. \o/