Talvez seja uma das coisas mais bizarras que já fiz em viagens. Mas não quis passar por Moscou sem visitar o Mausoléu de Lenin! E esteja preparado! Pra isso, você terá de enfrentar uma longa fila e estar disposto a “dar uma passadinha” por um velório que nunca termina! Tudo fica na Praça Vermelha.
Meio Sendo turista essa foto
Nós fomos lá no penúltimo dia na cidade. E fomos correndo, antes de fechar! O lugar fica aberto só algumas horinhas por dia, tempo curto, pra não ferrar muito o repouso do Lelê risos.
Vista externa do Mausoléu
Guardamos as mochilas e as roupas e os pertences no guarda-volumes do lado de fora! Não pode entrar com NADA #ficaadica.
Aí você passa por um detector de metais do lado de fora, entra, e vai CONTORNANDO o gigantesco Kremlin. É massa, você se sente importante porque tá do lado de dentro das correntes risos. Mas qualquer passo em falso: MORTE.
Nessa calçadinha você vai passando pelos túmulos de vários mortos soviéticos famosos, como Stálin e Iuri Gagarin. Então, entra numa porta com uma escuridão prestes a te engolir. E estávamos meio que correndo.
Do nada, como naquelas casas do terror, com atores pra dar susto, SURGE UM GUARDINHA e pede sussurrando/gritando: SLOW DOWN!!!
Não sabíamos onde enfiar a cara, ainda bem que tava meio escuro. Por isso, fique atento, porque os guardinhas estão em cada canto da parte de dentro, meio escondidos. Aí você vai andando, sem poder parar, até chegar no mausoléu onde está Lenin. Fotos são proibidas lá dentro, lógico, mas no Google achei imagens do corpo dele embalsamado, pra você ter uma ideia.
O local é muito bonito. As paredes da sala são todas em mármore preto, com detalhes em vermelho vivo. E apenas algumas luzes direcionadas no caixote de vidro, que fica na horizontal, bem no centro. Dentro está o corpo do Lenin, embalsamado. Parece um boneco de cera. E você não pode parar, pra ficar olhando, tem que ir caminhando, senão leva um PITO dos seguranças.
Mas quando chegamos, duas senhoras ali estavam meio CHORANDO e olhando o corpo, apoiadas num corrimão de proteção. Fomos passando, olhando bem e “fotografando com o olhar” risos. Ficamos sabendo que eles restauram o corpo a cada um ano e meio. Nesse tempo, o mausoléu fica fechado, por dois meses.
Na restauração, além de dar aquele trato na cútis do fundador da União Soviética, eles têm que aparar a barba e as unhas, que NÃO PARAM DE CRESCER NEM MESMO DEPOIS DE MORTO! #medo s ou n?
[polldaddy poll=5541480]
ai que bizarro!!!! eu não sabia disso!