Em 2010, com mais quatro amigos, resolvi desbravar o Reino Unido durante cinco dias. E todos decidimos que a melhor maneira de fazer isso seria alugar um carro e ir de Londres a Edimburgo, passando e parando por outros lugares incríveis que ficam no meio do caminho. Enfim, uma viagem de carro pelo Reino Unido surpreende a cada quilômetro rodado.
Nós, do Viajão, sempre fomos fãs de viagens de carro – ainda mais em tempos de pandemia, né? Então, embarque com a gente nessa aventura pela Terra da Rainha e descubra como é ir de Londres a Edimburgo sobre quatro rodas.
O que saber antes de ir
Antes de mais nada, é bom saber que sua carteira de habilitação brasileira vale no Reino Unido. Por isso, você não precisa tirar uma licença internacional para dirigir por lá. A CNH brasileira é válida por até um ano a partir da chegada no país britânico. Enfim, prepare-se pra dirigir na mão inglesa risos.
Depois, vale pesquisar que tipo de veículo você vai querer alugar. Leve em conta a quantidade de pessoas que estarão com você nessa aventura e considere o volume das bagagens também. Por exemplo, vocês farão a viagem em quatro pessoas e decidem alugar um carro pequeno, com porta-malas mais reduzido. Nesse caso, se cada um levar uma bagagem grande, o porta-malas pode ficar pequeno e o espaço dentro do carro, reduzido.
Além disso, tenha em mente seu ponto de retirada do veículo (início da viagem) e seu ponto de entrega dele (o final da aventura). Isso será importante na hora de reservar o carro e definir o valor desse aluguel até o fim da sua viagem.
Vantagens de se viajar de carro
Optar por uma viagem de carro pode fazer você levar mais tempo no deslocamento entre uma cidade e outra. Mas sai na frente quando pensamos em logística. Ao se percorrer o mesmo trajeto de avião, precisa-se chegar com antecedência aos aeroportos – que muitas vezes ficam em locais mais afastados dos grandes centros – e isso nos faz perder um bom tempo entre os deslocamentos e a viagem em si.
Minha máxima é a seguinte: se for feita de carro, a viagem vai durar menos do que seis horas? Então, é o caso de pensar em fazer o trajeto pegando a estrada. Vale mais a pena e você não precisa se preocupar com os limites de bagagem de um voo + burocracias de imigração (caso cruze fronteiras) e ainda vai conhecendo as belas paisagens que, com certeza, estarão pelo caminho. Ah! E, ainda, pode parar a hora que quiser pra fazer aquela foto pro Instagram risos.
Outros posts úteis sobre o assunto:
Nosso roteiro da viagem de carro pelo Reino Unido: como é ir de carro de Londres a Edimburgo
Nós alugamos um carro no aeroporto de Heathrow, em Londres, e foi por ali que começamos a nossa aventura, com o destino final definido como Edimburgo para cinco dias depois (não tínhamos mais tempo, mas sugiro que você faça esse roteiro em, pelo menos, uma semana). Então, precisávamos “rechear” esses dias intermediários com cidades que ficam no meio do caminho e fomos decidindo isso durante a o percurso, olhando mapas.
Nosso roteiro ficou assim: Londres – Stonehenge – Salisbury – Swidow (parada para dormir) – Srout – Gloucester – Stratford-Upon-Avon – Birmingham (parada para dormir) – Manchester – Liverpool (parada para dormir) – Edimburgo (devolução do carro).
Primeira parada: Stonehenge
A emblemática (e misteriosa) estrutura de pedras fica num enorme campo em Salisbury, a menos de duas horas de Londres. Nós chegamos lá no fim da tarde, quase na hora em que o parque estava fechando. Mesmo assim, deu pra fazer o passeio e sentir a energia (risos) que esse lugar tem, ainda mais com o pôr do sol como pano de fundo. Foi um início de viagem incrível.
Segunda parada: Salisbury
A cidade onde fica o Stonehenge parece cenográfica e tem uma linda catedral, que vale a pena ser visitada. Também aproveitamos pra passear a pé pelas ruelas do centro da cidade, onde fica a praça principal.
Terceira parada: Swindon
A pouco mais de uma hora de viagem de Salisbury, encontramos a simpática Swindon, onde decidimos parar pra dormir. Não passeamos muito pela cidade, mas ela tem o Lydiard Park Swindon Museum & Art Gallery que valem a visita se você tiver mais tempo que nós.
Quarta parada: Stroud
Como tínhamos em mente conhecer Gloucester, resolvemos parar, antes, na cidadezinha de Stroud. Saímos cedo de Swindon e, 55 minutos depois, lá estávamos. Stroud tem 34 mil habitantes e fica no Condado de Gloucester (Gloucestershire).
Quinta parada: Gloucester
Enfim, chegamos a um dos nossos principais objetivos dessa viagem de carro pelo Reino Unido. A cidade de Gloucester é a capital de Gloucestershire e foi fundada pelos romanos. Essa região rural, no meio da Inglaterra, é dividida em três partes: Cotswolds, Royal Forest e Severn Valley.
Conhecer a aconchegante Gloucester é sentir a mistura dessas três áreas ao mesmo tempo e, ainda, aproveitar as lindas paisagens de cinema que essa região do país tem (tá aí uma das vantagens de se viajar de carro). Ah, e ali fica a catedral usada como cenário nos filmes do Harry Potter. Sim, você vai se sentir em Hogwarts.
Sexta parada: Stratford-upon-Avon
Bem-vindo à cidade onde William Shakespeare nasceu! A maior atração é a famosa casa onde isso aconteceu. Parece que a gente volta no tempo quando está em Stratford, é impressionante.
Sétima parada: Birmingham
Ao chegar a essa cidade, você vai sentir uma atmosfera diferente (estou inspirado nas palavras depois de visitar a casa do Shakespeare risos). É que Birmingham é uma metrópole, com mais de um milhão de habitantes e muitos prédios. Uma grande cidade inglesa pra contrastar com o clima de interior das paradas anteriores.
Aproveitamos para reservar um hotel pela internet assim que chegamos e, ali, bebemos umas pints e dormimos.
Oitava parada: Manchester
Saímos bem cedo em direção a Manchester, a famosa e grande cidade no noroeste da Inglaterra. Confesso que passamos poucas horas por lá – e gostaria, muito, de ter ficado mais – e, mesmo assim, deu pra ver como esse lugar é incrível.
Deu tempo até de fazer uma visita (do lado de fora) ao conhecido estádio de futebol.
Nona parada: Liverpool
Chegou a hora de conhecer a cidade dos Beatles – e que se tornou a minha parada favorita dessa aventura toda! Liverpool é sensacional. Tem vida noturna agitada e uma vibe de cidade do interior ao mesmo tempo.
A cidade portuária é aconchegante e rende belas fotos e memórias. Obviamente, não deixe de ir até o temãtico Cavern Pub, o bar onde os Beatles começaram a carreira. O pub foi fundado em 1957.
Leve uma canetinha para deixar sua assinatura nas paredes internas do bar, onde outros turistas fazem a mesma coisa há anos e anos.
Décima parada: Edimburgo
De Liverpool a Edimburgo foi o trecho mais longo que fizemos direto: mais de quatro horas de viagem de carro. Mas, mesmo tanto tempo assim rodando, valeu a pena, porque as paisagens pelo caminho são lindas. Nós chegamos a Edimburgo no meio da tarde e conseguimos passear pelo centro da cidade nas quatro horinhas que ficamos por lá.
O pôr do sol deixou os cenários mais incríveis ainda. Confesso que não conseguimos conhecer muito da capital da Escócia porque precisávamos devolver o carro no aeroporto e, em seguida, embarcar para Dublin.
Conclusão da viagem de carro pelo Reino Unido
Foram 10 paradas em cinco dias. Viagem corrida, mas inesquecível. Cruzar o Reino Unido de carro está entre as aventuras mais incríveis que já vivi em viagens e só deu mais vontade de voltar pra conhecer com mais calma as cidades por onde passamos rapidamente.
Em breve, eu volto. E de carro, pra não perder nada que possa aparecer no meio do caminho.
Gostaria de saber sobre estacionamento ? É fácil? É caro?