Se você tem um carro, deve usá-lo, na maioria das vezes, pra ir e voltar do trabalho, certo? Mas já considerou viajar de carro por aí? Aproveitar o fim de semana pra conhecer aquela cidade bacana que não fica assim tão longe de você, ou pegar a estrada com mais tempo pra desbravar mais desse enorme Brasil…
Rodar por aí de carro está cada vez mais em alta, principalmente numa época em que precisamos evitar aglomerações. Então, se joga na playlist musical que a gente preparou com a ajuda da galera que nos segue no Instagram e bora entender por que vale queimar combustível por aí!

Viajar de carro é mais seguro na pandemia
Esta é uma das seis dicas que já demos aqui no site pra que as viagens fiquem um pouco mais seguras durante a pandemia.
Dessa forma, você não precisa dividir um espaço fechado com estranhos (o que certamente vai rolar em aviões ou ônibus), consegue controlar melhor a sua “bolha” e acaba evitando longas e enormes filas antes de embarcar, por exemplo.
Sua bagagem estará sempre com você
As companhias aéreas nacionais começaram a cobrar, no fim de 2019, por praticamente todas as malas despachadas pelos passageiros. E levar a tão querida mala de mão dentro do avião, apesar de grátis, nem sempre é uma tarefa fácil agora.
Isso porque, em 2017, a ANAC determinou que o peso máximo dessas malas que ficam junto conosco durante toda a viagem é de 10 kg. E tem também a limitação de dimensões.
VEJA TAMBÉM:
Mas, caso você escolha viajar de carro, não vai precisar se preocupar com nada disso. Basta levar as bagagens necessárias pro tempo da sua viagem. Nesse caso, apenas o porta-malas do carro é o limite!
Lembre-se que sempre costumamos levar mais coisas do que realmente precisamos. Menos é mais, principalmente nos tempos atuais, quando precisamos ser viajões cada vez mais conscientes e sustentáveis, né?
Trace sua rota no Google Maps
O primeiro passo ao planejar uma viagem de carro é traçar uma rota do início ao fim da aventura, bem antes de sair de casa. Usando o Google Maps, você consegue se preparar tendo uma noção da distância que vai percorrer e dos destinos que vai encontrar pelo caminho. Dá até pra escolher possíveis hospedagens pra dar aquela descansada, caso o percurso seja longo.

Também é uma boa deixar um tempinho reservado pra conhecer lugares inesperados enquanto estiver na estrada. Aquele “desvio de rota” pode acabar sendo uma grata surpresa e até render fotos incríveis.
Você será dono dos seus horários
Com a rota já traçada, você consegue administrar melhor todo o tempo do seu itinerário. Em resumo: você sai e chega aos lugares a hora que quiser, sem correria.
Poderá rachar os gastos
Sabendo com antecedência o caminho que vai percorrer, é possível ainda estimar por cima os gastos que terá. Se viajar de carro com grupo pequeno, ainda é possível dividir os custos com combustível e pedágio, por exemplo.
Que tal alugar um carro?
Você quer viajar de carro mas não quer colocar o seu carro na estrada: este é um paradoxo bem comum. Ou até você pode nem ter carro, mas quer desbravar os lugares sobre quatro rodas mesmo assim. Nesses dois casos, a melhor alternativa é alugar um carro.
O que não faltam são promoções e locadoras de veículos pra você fazer isso. As principais no Brasil são Localiza, Unidas e Movida.
Alugar um carro é uma economia se pensarmos que, usando o nosso próprio, teremos os custos com manutenção, aumento de quilometragem, seguro, pneus… No fim das contas, pode valer bastante a pena e ainda dá pra escolher um veículo que atenda a realidade da sua viagem em questão.

Vai pegar muita estrada de terra e não tem um 4×4? Você pode alugá-lo. Está num grupo de sete pessoas e seu carro próprio só tem cinco lugares? Pois alugue um com sete vagas. As possibilidades são várias. O importante é cair na estrada com segurança e responsabilidade, sempre!
Não deixe de ver também nossas 5 DICAS VALIOSAS PRA VIAJAR DE CARRO
Deixe uma resposta